Uma das grandes questões de saúde pública, a saúde mental torna-se ainda mais relevante diante da atual pandemia pelo novo coronavírus. Em mais uma fase, a campanha “Só saia de casa pela sua saúde” traz orientações do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) e da Associação Paranaense de Psiquiatria (APPSIQ) para que os pacientes prestem atenção não só na parte física como também na mental.
Isso porque o medo de contaminação aliado às medidas de distanciamento social pode afetar tanto pacientes com histórico de atendimento psiquiátrico como também aqueles sem diagnóstico prévio. Com o tema “Loucura é não procurar ajuda”, a campanha chama a atenção para os importantes impactos psicossociais relacionados à Covid-19.
Nesse contexto, as consequências mais relevantes identificadas pela Associação Paranaense de Psiquiatria em relação à saúde mental dos pacientes foram aumento da ocorrência de casos de distúrbios depressivos, ansiosos (como pânico e estresse pós-traumático), psicóticos, paranoicos e até mesmo de suicídios.
“A saúde mental nunca esteve tão necessária como nos dias atuais. Estar bem mentalmente é estar em plenitude com a parte física e emocional. Não deixe a tristeza e a falta de esperança se aproximar de você; procure um psiquiatra”, ressalta o presidente da APPSIQ, Júlio César Nogueira Dutra.
Levantamento realizado pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) com cerca de 400 psiquiatras de 23 estados e Distrito Federal indicou agravamento do quadro geral da saúde mental da população desde o início da pandemia. Foram identificados piora no quadro de pacientes que já estavam em tratamento, retorno de pacientes que já haviam recebido alta ou que estavam estáveis, e a chegada de muitos pacientes novos, que não apresentavam sintomas psiquiátricos anteriores.
Profissionais da Saúde
Outro aspecto importante refere-se ao fato de que a atenção à saúde mental deve levar em consideração as particularidades dos diferentes grupos. Profissionais da área da Saúde, principalmente aqueles que estão lidando diretamente com pacientes portadores do novo coronavírus, são foco de preocupação em especial.
Assim, entre os meses de abril e junho, a APPSIQ desenvolveu campanha que prestou atendimento psiquiátrico gratuito a 168 profissionais de saúde de todas as regiões do Paraná. A ação contou com o apoio do CRM-PR em sua divulgação.
Sobre a campanha
Esta é a décima segunda fase da campanha “Só saia de casa pela sua saúde”, que iniciou em 12 de junho e tem como objetivo conscientizar médicos e a população sobre a importância da continuidade dos tratamentos e acompanhamento de pacientes mesmo durante a pandemia, assim como de buscar atendimento em caso de necessidade.
Leia também – Campanha alerta para a importância do tratamento precoce do AVC mesmo na pandemia