Campanha alerta pais para manutenção do calendário de vacinas dos filhos durante a pandemia

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) e a Sociedade Paranaense de Pediatria estão alertando os pais para manutenção do calendário de vacinas dos filhos durante a pandemia de Covid-19. A iniciativa faz parte da campanha “Só saia de casa pela sua saúde”, desenvolvida pelo conselho e que tem o objetivo de conscientizar médicos e a população sobre a importância da continuidade dos tratamentos e acompanhamento de pacientes mesmo durante a pandemia, assim como de buscar atendimento em caso de necessidade.

A Sociedade Paranaense de Pediatria, por meio do seu Departamento de Infectologia, chama a atenção sobre a importância de os pais manterem atualizado o calendário de vacinas dos filhos, principalmente com a chegada do inverno. A SPP alerta, ainda, que a vacinação infantil se faz necessária pois as defesas imunológicas de crianças são fracas. Assim, quanto mais cedo forem levadas para a vacinação, mais cedo estarão protegidas.

Especialistas da área lembram que as crianças podem ser levadas para imunização em Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou em clínicas particulares. Orientam que os pais telefonem para as UBS próximas de seus domicílios ou para as clínicas, sobre horários de funcionamento e se estão aplicando as vacinas. Ao comparecer para vacinação, os pais devem apresentar o cartão ou caderneta da criança. Este documento é importante pois, de acordo com a SPP, permite avaliar de forma adequada quais vacinas devem ser realizadas.

Conversar com o pediatra é sempre a melhor forma dos pais saberem sobre as campanhas de vacinação programadas de acordo com cada período do ano e faixa etária. Os sites da SPP, da Sociedade Brasileira de Pediatria, da Sociedade Brasileira de Imunizações e da Secretaria da Saúde da Prefeitura de Curitiba também são importantes fontes de informação. Se, ainda assim, os pais perderam alguma campanha oficial de vacinação ou vacina pré agendada do seu filho, não precisam se preocupar. Basta que consultem com o pediatra e se informem sobre como podem atualizar o calendário, de acordo com a SPP.

Leia também – Crianças e coronavírus: riscos, sintomas e outros reflexos

O que é uma vacina?

Mas afinal, como funciona uma vacina? De acordo com o Departamento de Infectologia da SPP, vacina é uma forma preventiva de evitar doenças infecciosas, ou seja, precisam ser administradas antes do aparecimento do problema. Vacinas são compostas por vírus inativos, fragmentos de vírus ou também de bactérias que, ao entrarem em contato com a corrente sanguínea, estimulam uma reação protetora do sistema imunológico.

A Sociedade lembra que as principais vacinas devem ser aplicadas desde o nascimento do bebê e vão até a terceira idade. Ao todo, são mais de 20 tipos que ajudam a prevenir doenças graves. Pediatras citam como exemplos a meningite, pneumonia, hepatite, paralisia infantil, sarampo, febre amarela, entre outras. Vale lembrar que há pouco tempo foi amplamente noticiado no Brasil o reaparecimento de doenças imunopreveníveis que eram consideradas erradicadas, como o sarampo, inclusive com casos fatais. As vacinas podem causar algumas reações e efeitos colaterais, mas eles são leves e transitórios. Porém, os benefícios da vacina são muito maiores. Finalmente, estudo do Center for Desease Control and Prevention (CDC), dos Estados Unidos, comprova que, quanto maior for o incentivo do pediatra à vacinação do paciente, maior será a sua aceitação.

Leia também – Secretaria de Saúde orienta: pacientes com doenças crônicas devem manter acompanhamento durante a pandemia

Leia também – Hospital de Curitiba (PR) divulga vídeo alertando sobre risco de infarto