Boa higiene bucal evita doenças graves

E não basta deixar a pasta de dente agir...

higiene bucal evita doenças graves
Todos devem ficar atentos, pois uma boa higiene bucal evita doenças graves (Foto: ViDIstudio / Freepik)

A higiene oral geralmente é feita nos maiores momentos de preguiça do nosso dia: logo quando acordamos, em seguida do almoço e quando estamos prestes a dormir. Isso faz com que a falta de atenção na hora da higienização bucal completa, deixe a desejar na nossa qualidade de higiene bucal. No entanto, prestar atenção se torna essencial porque uma boa higiene bucal evita doenças graves.

A cirurgiã dentista Cláudia Gobor explica como escovar os dentes da maneira ideal: “o correto é fazer movimentos de cima para baixo na arcada superior e debaixo para cima na arcada inferior, simulando assim um movimento circular na parte externa, e também movimentos de vai e vem na parte de cima e na parte interna dos dentes, todos eles sem colocar muita força”.

Leia também – Aumento nos casos de bruxismo

Leia também – Tecnologia na saúde bucal

É de extrema importância ressaltar que uma boa higiene bucal evita doenças graves, de acordo com Claudia. Uma das consequências da má higienização é a endocardite bacteriana. Ela acontece quando as bactérias que colonizam a boca vão parar na circulação sanguínea, consequentemente chegando ao coração. Uma vez lá, elas provocam uma infecção nas válvulas e artérias cardíacas ou nos tecidos que recobrem o órgão, sendo fatal em aproximadamente 21% dos casos.

higiene bucal evita doenças graves - Claudia Gobor
Cláudia Gobor (Foto: Divulgação)

A higiene bucal evita doenças graves, como gengivite, periodontite e retração gengival. São doenças que afetam a área da gengiva e causam a perda de todos os dentes. A cárie vai muito além de um ‘’problema infantil’’. A placa bacteriana que se alimenta dos restos de comida presentes na boca e corrói os dentes, pode evoluir e causar infecções, contaminações e até a morte da polpa do dente.

Por isso, a higiene bucal evita doenças graves e precisa ser feita da forma correta. “É bom lembrar que o creme dental não faz o serviço sozinho. Temos que ter uma técnica correta de escovação e tempo correto para uma higienização bucal efetiva, seguida sempre do fio dental e do enxaguante bucal adequado para cada caso’’, ressalta Cláudia.

Caso perceba alterações na sua saúde bucal, procure sempre um profissional cirurgião dentista.

* Com informações da assessoria de imprensa

Leia também – Por que os homens cuidam menos da saúde bucal do que as mulheres?