Balanço de uma pandemia que ainda não acabou

Ainda vivemos um tempo difícil em relação à pandemia de Covid-19, há mais de 1 ano e meio parece que vivemos um pesadelo sem fim e para muitas pessoas esse pesadelo tem se mostrado pior.

 

Recente estudo do Fundo Brasileiro de Segurança Pública revelou dados e números alarmantes em relação à condição da mulher dentro desse contexto da pandemia. Infelizmente o que já era difícil, se agravou. A situação em relação à violência doméstica e institucional se intensificou, mulheres são agredidas e assediadas em todos os ambientes possíveis.

 

Assim é que, nos últimos 12 meses, uma em cada quatro mulheres sofreu algum tipo de agressão no Brasil, o que significa, em números, mais de 17 milhões de mulheres vítimas de violência, agressões, insultos, humilhações e xingamentos, tanto em casa como na rua e no trabalho.

 

No trabalho, por exemplo, 12,8% das mulheres são assediadas sexualmente por colegas e superiores. Esse número é muito alto, já que esse tipo de conduta por parte das pessoas que dividem conosco o ambiente de trabalho é totalmente reprovável e inaceitável e, portanto, o número deveria ser igual a zero.

 

Contudo, o que mais se evidenciou nesse período pandêmico foi a violência doméstica, esta que se intensificou pela convivência aumentada pelo trabalho em home office ou mesmo pelo desemprego. Mulheres ficaram bem mais expostas a pessoas com quem convivem, na maioria dos casos, seus companheiros, o que levou a um dado também alarmante, o índice de mulheres que deixou de procurar ajuda, de registrar formalmente a agressão que sofreram, ou seja, 45% delas.

 

Esse dado é importante, já que essas mulheres que estão expostas a violência dentro de casa e a pessoas de seu convívio diário, se viram “encarceradas”, presas junto a seus agressores, constrangidas pela sua presença constante e se veem limitadas de fazer uma simples ligação telefônica ou ir até uma autoridade responsável.

 

Por outro lado, é importante destacar, que pelo funcionamento equivocado e culturalmente prejudicado da sociedade em que vivemos, essas mulheres são vítimas de todos, até mesmo dos mais próximos. A sociedade cobra delas o suporte, tanto no sentido de apoio como no sentido de arrimo, ou seja, ela deve cuidar de tudo e de todos, e ainda, aguentar o peso, seja ele qual for, sem reclamar. A mulher deve servir e se calar. Do contrário, na maioria dos casos, ela sofre as consequências, em inúmeros graus, da agressão verbal até a morte.

 

Nesse momento específico, ações direcionadas a prevenir e/ou limitar a violência contra a mulher deveriam ter sido implementadas como medidas de urgência.

 

Por recomendação da ONU – Organização das Nações Unidas, algumas medidas de enfrentamento foram colocadas para que os países adotassem em relação à violência doméstica . São elas:

 

1.   Criação de abrigos temporários para vítimas de violência de gênero. 

 

2.   Estabelecimento de serviços de alerta de emergências em supermercados e farmácias.

 

3.   Maiores investimentos em serviços de atendimento online.

 

4.   Maiores investimentos em organizações da sociedade civil.

 

5.   Declaração de abrigos e serviços de atendimento à mulher como essenciais.

 

Dentre as medidas acima, o Brasil adotou apenas uma, ou seja, investiu nos serviços de atendimento online, que já era um serviço em funcionamento, mas que não é suficiente dentro do contexto da pandemia e do crescente índice de agressões e feminicídios ocorridos nesse período.

 

Enfim, infelizmente o Brasil, ao contrário da França, por exemplo, que adotou quatro das cinco medidas de enfrentamento, não colocou como prioridade essa questão, assim como não coloca no dia a dia. Como dito anteriormente, a questão do preconceito, da dificuldade da mulher em conviver com a cultura equivocada e em uma sociedade que ainda engatinha em termos de igualdade, dificulta muito a sua ascensão profissional, sua liberdade de escolha e, principalmente, a expõe sobremaneira a inacreditáveis episódios de violência.

 

O cuidado, a consciência e a ação são as armas que temos para seguir buscando por mais dignidade, que possamos exercer nossa humanidade de forma plena em qualquer contexto ou situação. E é assim que devemos seguir, buscando justiça e proteção. Ainda que sejam limitadas nossas possibilidades, buscar e não desistir pode ajudar.

 

“Trata-se da afirmação da posição especial da pessoa humana no mundo, que a distingue dos outros seres vivos e das coisas. As coisas têm preço, mas as pessoas têm dignidade, um valor que não tem preço. A inteligência, a sensibilidade e a capacidade de comunicação (pela palavra, pela arte, pelos gestos, pelo olhar ou por expressões fisionômicas) são atributos únicos que servem para dar-lhes essa condição singular.” (Luiz Roberto Barroso)

* Em caso de necessidade própria ou de outra mulher que esteja passando por qualquer tipo de violência, entre em contato com a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180.

Este é um canal de atendimento telefônico, com foco no acolhimento, na orientação e no encaminhamento para os diversos serviços da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres em todo o Brasil. As ligações para o número 180 podem ser feitas de qualquer aparelho telefônico, móvel (celular) ou fixo, particular ou público. O serviço funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, aos finais de semana e feriados inclusive.

REFERÊNCIAS:

 

·      BARROSO, Luís Roberto. Curso de Direito Constitucional Contemporâneo: os conceitos fundamentais e a construção do novo modelo. 9 ed. – São Paulo: Saraiva Educação, 2020 – pág. 247.

 

·      FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA – ANUÁRIO BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA 2020 – Disponível em: https://forumseguranca.org.br/anuario-brasileiro-seguranca-publica/. Acesso em: 23.06.2021.

* Viviane Teles de Magalhães Araújo é advogada com atuação no mercado corporativo nas áreas cível e trabalhista; Mestra em Direito (Direitos Fundamentais Coletivos e Difusos), Especialista em Direitos Humanos e Questão Social, MBA em Direito Empresarial, Especialista em Direito e Processo do Trabalho. Autora do livro “Mulheres – Iguais na Diferença” e do artigo “A igualdade de direitos entre os gêneros e os limites impostos pelo mercado de trabalho à ascensão profissional das mulheres”, além de colunista do Saúde Debate

Confira outras colunas de Viviane Teles de Magalhães clicando aqui.

Conheça também os demais colunistas do portal Saúde Debate. Acesse aqui.

 

 

<

p class=”ql-align-justify”>