Associação Brasileira de Estomaterapia lança material educativo sobre prevenção e tratamento da incontinência urinária em mulheres

    A Sobest – Associação Brasileira de Estomaterapia: estomias, feridas e incontinências – lança a cartilha “Prevenindo e Tratando a Incontinência Urinária Feminina”, escrita pelas enfermeiras estomaterapeutas Gisela Assis, Marta Lira Goulart, Ana Carolina Silvy Nunes e Franciele Freitas.

     

    O material educativo, desenvolvido em parceria com o Instituto Fluir, pretende estimular os cuidados, melhorando a qualidade de vida de quem tem incontinência urinária, caracterizada pela perda involuntária de urina.

     

    A incontinência urinária acomete quatro em cada dez pessoas ao longo de suas vidas. Sabe-se, também, que esta condição ocorre mais entre as mulheres, por estarem expostas a um número maior de fatores de risco.

    Leia também – O manejo das úlceras hipertensivas de Martorell

     

    “É possível prevenir, é possível tratar de forma precoce, com medidas simples e de baixo custo. Mas é preciso que a população saiba disso. Saiba que perder urina não é normal e que a prevenção e o tratamento podem começar em casa”, destaca a enfermeira estomaterapeuta Gisela Assis, uma das autoras da cartilha, diretora Científico-Educacional do Instituto Fluir. “Através da Sobest, essa informação chegará a lugares onde não alcançaríamos, essa parceria expande horizontes e garante uma vida com melhor qualidade de vida a milhares de mulheres, que talvez de outra maneira não chegariam a ter acesso a essas informações”.

     

    “Essa cartilha nasce de uma necessidade muito presente na vida de milhares de mulheres que, por falta de informação, levam a vida ‘como dá pra ser levada!'”, explica Marta Lira. O guia mostra os tipos de incontinência urinária, os fatores que causam alteração no assoalho pélvico e sugere comportamentos para auxiliar no tratamento.

     

    “Quando comecei a trabalhar com incontinência urinária, tinha uma vontade muito grande de passar esse conhecimento para as mulheres. Essa cartilha é a realização de um sonho, porque sei que através dela milhares de mulheres receberão essas informações”, ressalta Franciele Freitas. As autoras destacam, ainda, o treinamento muscular pélvico, que melhora a função dos músculos do assoalho pélvico, prevenindo, reduzindo ou resolvendo a perda de urina.

     

    As especialistas também propõem lembretes e um check-list para auxiliar as pacientes com os novos hábitos saudáveis para prevenir e tratar a incontinência urinária. “Eu acredito que o sentido da vida seja fazer sentido a outras vidas. Ter a oportunidade de compartilhar esse conhecimento foi uma experiência incrível, e também um sonho realizado. Espero que essa cartilha possa mudar e melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas”, diz Ana Carolina Silvy.

    Leia também – Pele do idoso: atenções e cuidados

    Coleção de guias para o público leigo informa também sobre estomias e feridas

    A Associação Brasileira de Estomaterapia disponibiliza para download uma coleção de cartilhas para pacientes, familiares, cuidadores e o público em geral, interessado em informações sobre o cuidado de pessoas com estomias, feridas e incontinências.

    As publicações Neuropatia periférica por diabetes: prevenção de complicações e Insuficiência Venosa: Prevenção de Úlceras, lançadas em dezembro de 2018, são uma ação educativa da entidade, que visa contribuir para que as pessoas conheçam melhor seu corpo e suas necessidades e, assim, possam realizar o autocuidado.

    As publicações Prevenção do câncer colorretal, Manual de orientação à pessoa com estomia na região Amazônica e Alimentação Amazônica: guia para pessoas com estomias, lançadas em junho de 2019, também levam ao público importantes informações sobre estomias com uma linguagem acessível, que facilita o entendimento. As ilustrações ajudam a visualizar e compreender os dados apresentados.

    O material está disponível no portal www.sobest.org.br

    Leia também – Erros de higienização que as pessoas ainda cometem no combate à Covid-19