Agências americanas informam que transmissão do coronavírus por embalagens de alimentos é improvável

    Um comunicado divulgado nesta segunda-feira (22 de fevereiro) por duas agências americanas informa que a transmissão do coronavírus por embalagem de alimentos é muito improvável. O mesmo documento estende a afirmação aos próprios alimentos. O comunicado foi emitido pela FDA (Food and Drugs Administration) e pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos).

    Para as agências, os consumidores podem ficar tranquilos porque, com base em informações científicas atualmente disponíveis e apoiadas em consenso científico internacional, é possível dizer que os alimentos consumidos e suas embalagens têm possibilidade mínima de ser um vetor de transmissão do novo coronavírus.

    Leia também – Nova cepa do novo coronavírus: variante do SARS-CoV-2 deixa comunidade científica brasileira em alerta

    O documento ressalta que a Covid-19 é uma doença causada a partir do vírus, transmitido de pessoa para pessoa, diferente de vírus transmitidos por alimentos ou gastrointestinais, como é o caso da Hepatite A. Esses vírus costumam deixar as pessoas doentes por meio da contaminação dos alimentos.

    A FDA explica que “dado que o número de partículas de vírus que teoricamente poderiam ser captadas tocando uma superfície seria muito pequeno e a quantidade necessária para infecção por inalação oral seria muito alta, as chances de infecção ao tocar a superfície da embalagem de alimentos ou comer alimentos são consideradas extremamente baixas”.

    As agências ainda argumentaram que, considerando o enorme número de casos até o momento, não há evidências epidemiológicas de que alimentos ou embalagens com alimentos seriam fonte de transmissão do coronavírus.

    Uma pesquisa brasileira, cujos resultados iniciais foram divulgados em fevereiro deste ano, mostrou que o coronavírus tem a capacidade de permanecer suspenso no ar. Por isso, há necessidade de manter os ambientes ventilados, além da recomendação do uso da máscara como forma de prevenção. (Leia mais no link abaixo)

    Leia mais – Coronavírus pode sim ficar suspenso no ar, traz pesquisa brasileira

    Leia também – Novo coronavírus: o que fazer quando voltar para casa?

    * Com informações da Época Negócios