Adolescentes e o vestibular

Esse é um período de grande expectativa e trabalho para o adolescente e sua família. Momentos de tensão, alegria, nervosismo, preocupação envolvem esse período.

O adolescente se vê diante da escolha de uma profissão, do que deseja ser para toda a sua vida. Mas como conseguir decidir no presente algo que vai defini-lo no futuro? O que ele tem em mãos no presente para pensar seu futuro são os exemplos e convivência da família, amigos e a busca por orientação.

A adolescência é o período de grandes mudanças para o jovem. Ele está saindo da sua infância e se dirigindo à fase adulta. Momento de escolhas, de busca pela autonomia e sua identidade na vida.

Fase em que ocorrem conflitos internos e externos na busca por aprovação, gerando muitas vezes ansiedade, discordâncias entre o adolescente e quem está mais próximo a ele. Muitos não suportam a carga ou não encontram amparo em seus familiares e amigos e por vezes acabam se envolvendo em situações de risco. Envolvem-se em acidentes, vícios, o que traz grande prejuízo para sua vida.

Diante do vestibular é natural que o adolescente se sinta mais cansado, ansioso e, às vezes, com dificuldade de concentração devido à quantidade de estudo que precisa realizar. Além disso a tensão por conseguir as melhores notas para obter um bom resultado, tira o sono de qualquer um.

Procurando ajudar no equilíbrio e bem-estar dos adolescentes, pensamos em protocolo de atendimento buscando a terapia auricular para diminuir cansaço, insônia, tensão, como também auxiliar com pontos de melhora de memória e foco.

Além disso, é importante que o adolescente busque uma alimentação equilibrada, consuma produtos mais saudáveis que garantam uma fonte de energia necessária ao seu organismo como um todo.

O apoio da família e amigos é essencial para que ele possa conversar sobre seus anseios, medos e expectativas.

* Cíntia Barbieri é Farmacêutica graduada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Auriculoterapeuta formada pelo curso Auriculoterapia de Sucesso pela Faculdade de Tecnologia Ibrate e Aromaterapia pela Faculdade Ibrate.



Clique aqui para ler outras colunas de Cíntia Barbieri

Conheça também os demais colunistas do portal Saúde Debate. Acesse aqui.

<

p class=”ql-align-justify”>