A Comunicação dos extrovertidos, introvertidos, e ambivertidos

Se eu perguntar qual a importância da comunicação no seu dia a dia é bem provável que você me responda prontamente que ela é tudo. Porém, você saberia identificar as suas facilidades e dificuldades na hora de falar e os impactos que elas têm na sua vida?

A maneira como cada um se expressa revela características de temperamento e de personalidade, mas nem sempre esse modo é consciente para todos.

Como exemplo, observe alguns aspectos presentes na comunicação de pessoas introvertidas, extrovertidas e ambivertidas. Ao final, conte-me se você se identificou com algumas das características apresentadas.

 

Pessoas introvertidas: 

São mais discretas e observadoras. Não sentem necessidade de falar ou de interagir. Gostam da própria companhia. Podem ser tímidas ou não, mas preferem ficar quietas quando estão diante de pessoas desconhecidas. Costumam ficar tensas quando precisam apresentar suas ideias em reuniões ou apresentações e por isso, se prepararam muito para não correrem o risco de passar vergonha. Quando tímidas, têm dificuldades para compartilhar ideias por não sentirem segurança de falar ou por não considerarem que vale a pena expor seus pensamentos para os outros.

 

  • Os tímidos muitas vezes não percebem algumas características que agravam os problemas com a comunicação, como falar baixo, para dentro, sem expressividade e com isso correm o risco de não serem ouvidos(as). Não são poucas as vezes que deixam de expor um ponto de vista e na sequência alguém, fala a mesma coisa, é elogiado por se comunicar melhor.

 

 

Pessoas extrovertidas:

Geralmente têm temperamento alegre e energético, gostam de falar bastante e costumam ter facilidade para expressar suas ideias por demonstrarem mais autoconfiança. Como pontos de atenção na comunicação devem considerar alguns aspectos prejudiciais. Alguns, por se sentirem muito seguros para falar preferem improvisar a se prepararem e podem usar mal o tempo, além de abordarem o tema com pouca profundidade. Em algumas situações, falam alto e atrapalham os colegas e também podem ter dificuldades para ouvir ou deixar os outros falarem.

Gostar ou não sentir vergonha de falar não significa saber fazer uma boa apresentação.

 

Pessoas Ambivertidas:

Podem ser introvertidas ou extrovertidas, dependendo da situação. É comum afirmarem: “eu não tenho problemas para falar no dia a dia, mas coloque um microfone ou uma câmera na minha frente, eu travo.” Costumam sentir que são mais introvertidas quando estão perto de outras pessoas que são predominantemente extrovertidas, e assumem a posição de extrovertidas quando entre pessoas mais tímidas.

 

São apenas características, mas esses pontos devem ser observados com cuidado. A comunicação está presente na maior parte das atividades diárias e ela deve ser autêntica e natural.

Reconhecer os aspectos que podem impactar negativamente a sua carreira e a sua vida é essencial para não se acomodar, e para continuar se desenvolvendo sempre.

* Cida Stier há mais de 30 anos estuda, pesquisa e trabalha com Voz Profissional e Comunicação em Público e no Vídeo. Fonoaudióloga, formada pela PUC-PR, mestre em Distúrbios da Comunicação pela UTP-PR, doutora em Administração em Neuromarketing, FCU-FL, especialista em voz pelo CEV-SP, pós-graduada em Distúrbios da Comunicação, em Educação Especial na PUC-PR, com MBA em Comunicação e Marketing Unicuritiba-PR. E também é colunista do portal Saúde Debate.

Confira outras colunas de Cida Stier clicando aqui.

Conheça também os demais colunistas do portal Saúde Debate. Acesse aqui.

<

p class=”ql-align-justify”>