Os profissionais da enfermagem, cujas contribuições são primordiais na área da saúde, são celebrados mundialmente no dia 12 de maio. O Dia Internacional da Enfermagem é uma homenagem à inglesa Florence Nightingale, um marco da enfermagem moderna, que nasceu em 12 de maio de 1820 e morreu em 1910. Conhecida por seu trabalho pioneiro durante a Guerra da Crimeia, contribuiu para a melhoria das condições sanitárias nos hospitais militares britânicos.
No Brasil, o mês de maio também marca a celebração da Semana da Enfermagem. Em constante expansão, a profissão atrai cada vez mais profissionais, entre eles enfermeiros, técnicos e auxiliares. A carreira tem como escopo a assistência ao ser humano, em todos os ambientes, públicos ou privados, de modo deliberado e sistemático.
Leia ainda – Diabetes: o papel da enfermagem nos cuidados com o pacienteAMP
“São profissionais qualificados, que todo dia se levantam para cuidar de alguém, com atendimento humanizado, dia e noite, em diferentes alas, desde a triagem e entrada de pacientes, até partos e outros momentos delicados, como internações em UTIs”, enfatiza o Presidente/CEO do São Cristóvão Saúde e Presidente da Santa Casa de Francisco Morato, Engº Valdir Pereira Ventura, neste Dia Internacional da Enfermagem.
Segundo dados do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), até fevereiro de 2023, o Brasil tinha 690.917 enfermeiros cadastrados nos Conselhos Regionais de Enfermagem (Coren). Desses, 169.536 estão no estado em São Paulo. “Destacamos a importância desses profissionais na sociedade e não apenas parabenizamos, mas agradecemos a todos pela proteção e cuidado com nossas vidas. Em nosso dia a dia, com instituição, há muito da dedicação de vocês”, ressalta Ventura.
* Informações da assessoria de imprensa