Player lança programa de bem-estar no trabalho

Bem-estar
(Foto: Ilustração/Pixabay)

O Grupo Conexa, maior player de saúde digital integral da América Latina, lança o Programa BETI – Bem-estar no Trabalho Importa, uma plataforma exclusiva voltada à estimulação de uma cultura corporativa mentalmente saudável. Composta por módulos, a iniciativa apoia a área de Recursos Humanos e treina as lideranças para que zelem pelas questões de cuidado, suporte, promoção e prevenção de saúde dos colaboradores. O programa atua como um aliado da gestão de pessoas e dos recursos humanos, de forma abrangente e humanizando a saúde ocupacional.

Leia também – Grupo Conexa cria núcleo de Bem-Estar Corporativo

Desenvolvido para transformar o ecossistema corporativo, o programa reforça o conceito de saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS): do bem-estar físico, mental e social. “O BETI ampara as empresas na jornada pela saúde. Com a pandemia, ficou latente a importância do cuidado integrado e o programa mapeia cenários, sensibiliza e treina as lideranças para que possam se antecipar no suporte às necessidades de cada colaborador, sobretudo daquele em situação de vulnerabilidade, ocupando um espaço único e de extrema relevância”, destaca Paula Gallo, Chief Human Resourcers Officer do Grupo Conexa.

Com foco no desenvolvimento sustentável, o BETI pode ser customizado de acordo com o contexto de cada organização. “Identificamos que não bastava trazer serviços que sanassem parcialmente as demandas internas. Ouvimos nossos clientes, nosso comitê científico, buscamos referências acadêmicas e chegamos a um modelo que entrega indicadores para um trabalho contínuo e eficaz, com foco na causa e não só no controle dos sintomas de enfermidades. A proposta multidisciplinar envolve desde o atendimento médico até a abordagem da liderança, na empresa”, reforça a executiva.

Soft skills na saúde

Os últimos anos têm se mostrado reveladores no desenvolvimento de habilidades, em que a empatia, escuta ativa, bem-estar vêm sendo levados em consideração pelos colaboradores como verdadeiros valores e características de retenção de talentos.

Para o Grupo Conexa, os modelos de liderança de hierarquia, comando e controle devem perder espaço e darão protagonismo aos movimentos horizontais e que sensibilizam para as resoluções de questões de forma completa, incluindo a saúde. “Primamos pela condução de projetos que tragam respostas ao que as empresas buscam, e posterior, sugestões de planos de ação profissionais ou pessoais. Tudo sempre com extremo cuidado e ética, garantindo o sigilo necessário para o tratamento de dados sensíveis”, pontua Luciene Bandeira, diretora de saúde mental.

Muito mais do que a democratização do acesso à saúde, o Grupo acredita que programas como esse contribuem para a construção de um clima organizacional, preocupado genuinamente com o bem-estar corporativo e com a consequente transformação da área de Recursos Humanos, aprofundada na cultura da empresa e nas tendências de cada setor. “É um sinal claro de que a disrupção vem de uma ação global, contínua e com o envolvimento e compromisso de todos. Mais do que nunca, precisamos sair do discurso e chegar à prática. Algo que faz parte do DNA do Grupo Conexa e agora poderá ser compartilhado com as demais empresas em ações personalizadas”, finaliza a diretora.

*Com informações da Assessoria de Imprensa