
A administração de clínicas médicas no Brasil é um campo complexo que requer habilidades excepcionais para lidar com desafios únicos. Hoje existem mais de 291 mil clínicas registradas no CNAEs (Classificação Nacional das Atividades Econômicas) e, segundo dados do Sebrae, a taxa de “mortalidade” dessas empresas é de 15%. 2022 registrou o fechamento de mais de 8000 clínicas.
Com a crescente demanda por serviços de saúde, é vital que os gestores estejam bem informados sobre as dificuldades que podem surgir na gestão de clínicas. Dados mostram que 60% delas fecham suas portas em cinco anos devido à uma má gestão. Seja por não ter um bom planejamento financeiro ou até mesmo pelo mau trato aos pacientes.
Isso se deve ao fato de que a faculdade apenas prepara os profissionais para a atuação na área, e não visando que ele irá gerir um negócio médico. Quando a realidade mostra que metade dos estudantes de medicina desejam se formar para serem donos do próprio negócio.
Os principais desafios da gestão de clínicas
O setor de saúde é um dos mais importantes da economia brasileira, representando cerca de 9% do PIB. Dentro desse setor, as clínicas desempenham um papel fundamental na prestação de cuidados de saúde primários e especializados.
No entanto, a gestão de clínicas no Brasil enfrenta uma série de desafios, que podem comprometer a qualidade dos serviços prestados e a sustentabilidade dos negócios.
Os principais desafios são:
Gestão Financeira Eficiente
Garantir que a clínica seja financeiramente sustentável e rentável é um dos principais desafios e uma preocupação constante. Os custos operacionais, a negociação de contratos com planos de saúde e a administração de receitas são apenas alguns dos aspectos financeiros que exigem atenção cuidadosa. De acordo com dados do setor, a média de inadimplência em clínicas médicas no Brasil é de cerca de 10%, tornando essencial uma gestão financeira eficiente para evitar prejuízos.
Erros na Gestão
Os erros na gestão, como falhas na marcação de consultas, falta de organização na recepção e atrasos na entrega de resultados, podem ser prejudiciais para clínicas médicas. Tais erros podem causar a perda de pacientes e afetar a reputação da clínica. Segundo estudos, cerca de 76% dos pacientes insatisfeitos não retornam à mesma clínica.
Marketing e Visibilidade Online
Com a crescente competição no setor de saúde, é crucial que as clínicas médicas se destaquem no mercado. Garantir que a clínica seja encontrada por pacientes em busca de serviços médicos é uma tarefa que exige um investimento substancial de tempo e recursos. A gestão de perfis em sites de avaliação e agendamento de consultas online também é essencial para melhorar a visibilidade e a reputação da clínica.
Investir na digitalização de uma clínica é essencial
A digitalização das clínicas é um dos principais objetivos das clínicas para lidar com os desafios de uma gestão médica. Everaldo Santos, CEO do Conclínica, startup que conta com um software de gestão para médicos e clínicas, nos dá a sua visão sobre esses desafios:
Com todos os desafios que os gestores precisam enfrentar, como a tecnologia pode ajudar nesse aspecto?
ES: “A Tecnologia é o principal vetor de superação e desempenha um papel fundamental na superação dos desafios enfrentados atualmente na gestão de clínicas do Brasil. Há uma grande oferta de ferramentas modernas de gestão, e isso proporciona a possibilidade de automação de processos, facilitando o agendamento de pacientes, o acompanhamento das finanças e a otimização dos fluxos de trabalho baseado nos processos internos. Além disso, sistemas de gestão integrados oferecem insights valiosos com a disponibilização de dados, permitindo cada vez mais decisões estratégicas de maneira assertiva”.
Quais são as principais recomendações para clínicas que desejam melhorar a gestão?
ES: “Clínicas são empresas e não há empresa de sucesso que não invista em capacitação da equipe. Deve-se buscar adotar tecnologias eficientes que ajudem a estabelecer processos claros e eficazes, além de facilitar o monitoramento do desempenho da clínica. Outro ponto que sempre recomendo é olhar para a experiência do paciente, a famosa jornada do paciente, buscando manter uma comunicação eficaz com os colaboradores.
Por último, acredito que investir em conhecimento de gestão será um divisor de águas em relação ao sucesso da clínica”.
Quais são os principais pontos a serem observados na hora de escolher um software de gestão para clínicas médicas?
ES: “Ao escolher um software de gestão, é imprescindível considerar a facilidade de uso, a integração com outros sistemas, a segurança dos dados, o suporte ao cliente e as funcionalidades específicas voltadas para as especialidades médicas que a clínica irá atuar. É importante também optar por uma solução escalável que possa se adaptar ao crescimento da clínica.
Muitos administradores e médicos acabam optando por soluções que trazem um investimento mais baixo no curto prazo, entretanto, essa decisão acaba se mostrando errada a médio prazo com o crescimento de sua unidade de negócio, pois não apresenta as características necessárias para suportar esse crescimento”.
Como escolher um software de gestão que seja adequado para o tamanho e as necessidades de uma clínica?
ES: “Acredito ser fundamental avaliar as necessidades da clínica, sempre levando em conta o número de profissionais, os serviços oferecidos e quantidade de pacientes atendidos diariamente. Hoje com a internet o processo de avaliação de softwares se tornou mais fácil, mas continua sendo importante buscar referências de outras clínicas que utilizam o software em questão”.
*Informações Assessoria de Imprensa
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