Mercado da saúde: vantagens de vender em um hub digital

Plataformas proporcionam aos distribuidores e fabricantes uma série de benefícios exclusivos

mercado da saúde e hub digital
Mercado da saúde com foco digital: as possibilidades do hub digital e marketplace (Foto: tirachardz / Freepik)

O mercado da saúde passa por constantes atualizações. A comercialização de produtos e serviços relacionados à saúde está cada vez mais presente no universo online. Atualmente, é possível encontrar diversas plataformas digitais que oferecem essas conveniências tanto para estabelecimentos como para o consumidor final. Entre elas, destacam-se os hubs digitais que constroem ecossistemas para acelerar a venda de produtos de empresas parceiras, proporcionando diversas vantagens aos distribuidores ou fabricantes.

Há tempos que a plataforma marketplace se tornou uma ferramenta eficiente de vendas para mercados amplos, mas o mercado da saúde – especificamente – demanda uma abordagem mais diferenciada e que requer maior atenção aos processos.

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Por isso, veja abaixo os benefícios de vender um produto em um ecossistema adaptado à esse setor, conforme indicações da Suprevida, healthtech especializada em solução para venda de produtos e serviços de saúde na internet.

Região mais abrangente

Um dos fatores que torna o marketplace uma excelente escolha para o distribuidor ou fabricante é a possibilidade de vender os produtos em todo o território nacional, conforme explica o diretor comercial da Suprevida, Hugo Freire. “É uma oportunidade para aumentar os lucros, com segurança, sem investimentos ou interferências nas operações habituais dos atacadistas”, afirma.

Alto tráfego de visitantes para o mercado da saúde

Muitas empresas lutam durante anos para conseguir aumentar o tráfego de clientes no próprio site e, por vezes, não conseguem e acabam jogando dinheiro fora em campanhas erradas. Em um ecossistema especializado e com uma estratégia abrangente de marketing e de conteúdo, isso deixa de ser uma preocupação, pois o cliente pode encontrar tudo o que deseja em um só lugar. Empresas com essa atuação utilizam ferramentas de análises e investem em estratégias customizadas para obter tráfego orgânico conquistado através de sua reputação e conteúdo abrangente.

Logística e SAC

Segundo o Hugo, a única parte do processo que o distribuidor ou fabricante precisa se preocupar é disponibilizar o produto solicitado, separar o pedido e embalar. “Nós fazemos desde o atendimento do interessado até a conversão em uma compra, pegamos o produto no galpão e entregamos ao cliente. Se houver qualquer eventual problema, avaria ou troca, a responsabilidade de relacionamento é da Suprevida. O distribuidor apenas recebe a informação sobre o que aconteceu com o produto. O que facilita bastante ao vendedor”, explica o diretor da Suprevida.

Aqui, é importante ressaltar a importância da gestão de uma logística capilarizada, uma operação difícil e cara, que é quando o produto sai do galpão e vai de encontro ao cliente. Esse processo é o que mostra a qualidade e o valor da empresa vendedora através da entrega, é quem vai determinar a experiência do cliente.

Lucro maior no mercado da saúde

Além da economia de custo por conta da infraestrutura de marketing, de tecnologia, atendimento e operação logística, há ainda um lucro maior na margem de venda do produto. Na venda feita diretamente para o consumidor final, ainda que desconte a comissão do hub, o distribuidor ou fabricante consegue ter uma margem de lucro maior.

Recebimento em curto prazo

Além da forte pressão por descontos, os dados da vivência comercial, confirmados por um levantamento da Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde – Abraidi, mostram que o prazo médio de recebimento do valor vendido para hospitais públicos e privados é demorado e arriscado, enquanto na venda ao consumidor final é possível receber com maior antecedência. “A partir do momento em que você faz uma venda para o Governo ou para os hospitais, o prazo é superior a 100 dias. Na Suprevida, por exemplo, além de realizarmos toda a parte de análise e concessão de crédito, independentemente da forma de financiamento do consumidor, nós pagamos rigorosamente em um prazo muito inferior, sem negociações posteriores ou outros riscos”, afirma Hugo.

A atuação desse tipo de plataforma cresceu muito nos últimos anos em setores como produtos eletrônicos, vestuários, móveis, bebidas, entre outros. Agora, a ascensão é do mercado da saúde, que está oferecendo novas oportunidades de crescimento para empresas do setor.

* Com informações da assessoria de imprensa

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