Hospital Marcelino Champagnat é reacreditado pela Joint Commission International

Marcelino Champagnat
(Foto: Divulgação)

O Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba (PR), recebeu, pela terceira vez, a acreditação da Joint Commission International (JCI), sendo reconhecido internacionalmente pela excelência nos cuidados com a segurança do paciente. A acreditação foi concedida pela primeira vez em 2016, reacreditada em 2020 e, neste ano, teve seus protocolos de atendimento e cuidado novamente avaliados pela instituição, recebendo assim uma das mais importantes acreditações internacionais concedidas a hospitais. O hospital, que faz parte do Grupo Marista, é referência em procedimentos de alta e média complexidade e continua sendo o único do  Paraná com esse reconhecimento.

Leia também – Hospital Marcelino Champagnat recebe classificação máxima da Unimed

A JCI é uma organização não governamental líder mundial em acreditação de instituições da área de saúde. Busca a cultura de qualidade e segurança oferecida ao paciente por meio de padrões rigorosos de atendimento em estabelecimentos de saúde do mundo todo.

A gerente de Qualidade do hospital, Caroline Lima, lembra que a cultura de segurança ao paciente foi estabelecida já na fundação. “O manual da JCI foi utilizado desde a concepção do hospital para garantir o máximo de qualidade e segurança ao paciente nos serviços prestados. Isso já é uma premissa qualitativa que o hospital optou antes da sua inauguração. A justificativa é a literatura, assim como os trabalhos internacionais mundialmente conhecidos nos quais também nos baseamos”, explica.

Protocolos de segurança

A renovação da acreditação concedida pela JCI enfatiza que o hospital adota padrões estabelecidos pela organização. Esses padrões são: acesso ao cuidado e continuidade de cuidado; direitos do paciente e da família; avaliação dos pacientes; cuidados ao paciente; anestesia e cuidados cirúrgicos; gerenciamento e uso de medicamentos; educação do paciente e familiares; melhoria da qualidade e segurança do paciente; prevenção e controle de infecções; governança, liderança e direção; gerenciamento e segurança das instalações; educação e qualificações dos profissionais; e gerenciamento da informação. A reacreditação também mostra que o hospital adota no seu dia a dia boas práticas internacionais, com o compromisso de sempre elevar a qualidade e segurança no seu cuidado.

*Informações Assessoria de Imprensa

Confira mais notícias de Negócios & Mercado no Saúde Debate