A UNIDAS – União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde – promoveu, no dia 9 de agosto, no Instituto Orizonti, em Belo Horizonte, o workshop “Em busca dos melhores desfechos clínicos”. O evento contou com a participação das filiadas Abertta Saúde, CASSI, Capesesp, Cemig Saúde, Fundação Copel, Pasa, Saúde Petrobrás e Vivest.
Leia também – HGU é referência em implante transcateter de válvula aórtica
O desfecho clínico vem ganhando importância nas discussões entre profissionais e gestores da saúde, principalmente por estar atrelado ao papel da tecnologia no setor, na medição de resultados na jornada do paciente.
Em linha com esse cenário, o workshop da UNIDAS com as filiadas trouxe discussões relevantes e atuais conectadas às novas tendências no tema. A abertura foi feita por Anderson Mendes, presidente da UNIDAS e por Amândio Soares Fernandes Junior, presidente e fundador do Grupo Oncomed. Flávia Couto, oncologista do Grupo Oncomed, falou sobre “Linhas de cuidado e desfechos clínicos – Economia ou investimento em Saúde?”; e Mariana Paula Cunha Gonçalves, também oncologista do Grupo Oncomed, abordou o tema “Linha de cuidado de Cólon: navegando o paciente no cuidado multidisciplinar”. Letícia Carvalho Neuenschwander, oncologista especialista em mama do Grupo Oncomed, abordou a “Linha de cuidado de mama: estratégia para conduzir os pacientes”.
A parte da tarde iniciou com Cesar Luiz Abicalaffe e Fábio Rocha, da 2iM Inteligência Médica, que aprofundaram o tema “Linha de cuidado de próstata”, projeto em parceria com a UNIDAS, Grupo Oncomed, Libbs e 2iM. “Novas tecnologias em saúde: como novos procedimentos e técnicas podem transformar o desfecho do paciente na linha de próstata”, foi abordado pelo Dr. Leonardo Gomes, coordenador da equipe de Urologia do Instituto Orizonti.
Abicalaffe, CEO da 2iM Inteligência Médica, também apresentou a palestra “Escore de Valor em Saúde (EVS) através da utilização de software”. Wesley Nunes – superintendente da UNIDAS de Minas Gerais e gerente de operações da CASU, falou sobre “As necessidades das autogestões”. O encerramento foi feito por Amanda Bassan, gerente executiva da UNIDAS.