Covid-19: Curitiba volta para a bandeira amarela

Curitiba voltou para a bandeira amarela, dentro do sistema de monitoramento da pandemia de Covid-19 na capital paranaense. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (25 de setembro) e as medidas relacionadas à bandeira amarela entram em vigor a partir deste domingo (27) e têm validade por duas semanas.

A cidade permaneceu por 20 dias na bandeira laranja, considerada de risco médio para a transmissão do novo coronavírus e que estabelecia medidas mais restritivas para o funcionamento de atividades e serviços, especialmente aos finais de semana.

Márcia Huçulak, secretária municipal da Saúde, explica que a avaliação semanal dos nove indicadores que medem a capacidade de resposta do sistema de saúde para o enfrentamento do novo coronavírus apontou para a situação de alerta depois de a cidade permanecer na bandeira laranja (risco médio) por 20 dias.

As novas medidas, expressas no Decreto 1270/2020, têm validade de 14 dias. Neste domingo, todas as atividades que estavam suspensas pela bandeira laranja podem ser retomadas, como supermercados, restaurantes e shoppings.

Leia também – O síndico pode cobrar o uso da máscara no condomínio?

Confira como a bandeira amarela:

Atividades suspensas

– Atividades de entretenimento com ou sem música, eventuais ou periódicas, como casas de festas, de eventos ou recepções, circos, teatros, cinemas e atividades correlatas;

– Estabelecimentos destinados a eventos sociais e atividades correlatas, com ou sem música, de forma eventual ou periódica, tais como casas de festas e recepções;

– Estabelecimentos destinados a feiras técnicas ou de varejo, mostras comerciais, congressos, convenções, entre outros eventos de interesse profissional, técnico e/ou científico.

 

Funcionamento com restrições

– Atividades comerciais de rua não essenciais, galerias e centros comerciais podem abrir todos os dias, das 10h às 20 horas. 

– Shopping centers podem abrir todos os dias, das 12h às 22 horas. 

– Restaurantes, lanchonetes e bares podem abrir todos os dias, das 6h às 23 horas. Sem música ao vivo.

 

Devem operar com no máximo de 50% de sua capacidade

– Hotéis, resorts, pousadas e hostels;

– Call center e telemarketing: a partir das 9h (exceto os vinculados a serviços de saúde ou home-office, que podem funcionar com capacidade normal).

Leia também – Por que as pessoas têm dificuldades em cumprir novas regras que vieram com a pandemia?