Paraná inicia a distribuição da segunda dose da CoronaVac

O governo do Paraná iniciou a distribuição da segunda dose do primeiro lote das vacinas contra a Covid-19. Serão distribuídas 132.779 doses da vacina CoronaVac, produzida em parceria com o Instituto Butantan. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (3 de fevereiro). A distribuição deve ser concluída nesta quinta em todas as regionais de Saúde.

A primeira remessa do imunizante foi entregue para as regionais no dia 19 de janeiro e no dia seguinte (20) todos os 399 municípios já estavam com a quantidade de doses proporcional aos grupos elencados como prioridade para receber o imunizante neste momento.

Leia também – Brasil receberá 10,6 milhões de doses de vacina contra Covid-19 por consórcio

Leia também – Diabéticos podem se vacinar contra Covid-19?

A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti Lopes, destacou que a segunda dose vai reforçar a importância do registro do vacinado nos sistemas de controle. “A partir da aplicação da segunda dose as pessoas do grupo de risco estarão mais protegidas contra a Covid-19. Por isso é muito importante que tenhamos todos os dados dessas pessoas. Estamos acompanhando de perto para encerrar os grupos elencados como prioritários e seguir ampliando a imunização para mais pessoas”, disse.

As vacinas CoronaVac enviadas para aplicação da segunda dose fazem parte do primeiro lote de vacinas enviados ao Paraná pelo Ministério da Saúde (MS), no dia 18 de janeiro. São as vacinas que o Instituto Butantan importou da China e disponibilizou ao Governo Federal para encaminhar aos estados. Nesse lote os frascos são monodoses, ou seja, contêm apenas uma dose do imunizante.

Leia também – Gestantes podem tomar a vacina contra Covid-19?

Balanço da vacinação contra Covid-19

O Paraná atingiu nesta quarta-feira a marca de 163.106 pessoas vacinadas contra a Covid-19. O número representa 68,2% das 238.871 doses distribuídas até o momento pelo governo do estado aos 399 municípios paranaenses.

De acordo com o balanço divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, 15 das suas 22 regionais no Paraná já ultrapassam o índice de 80% de vacinados. Oito delas, Irati (4ª RS), União da Vitória (6ª RS), Francisco Beltrão (8ª RS), Campo Mourão (11ª RS), Cianorte (13ª RS), Jacarezinho (19ª RS), Telêmaco Borba (21ª RS) e Ivaiporã (22ª RS) romperam a barreira dos 90%.

O balanço parcial é preliminar e foi divulgado pela Secretaria da Saúde a partir de um levantamento interno realizado com as regionais e os respectivos municípios.

Segundo o boletim, as 163.106 aplicações da primeira dose da vacina contra o coronavírus foram divididas entre 146.235 trabalhadores da saúde (89,6%), 9.274 idosos em asilos e profissionais cuidadores (5,6%), 7.397 indígenas (4,5%) e 200 pessoas com deficiência severa. São 4.326 novas imunizações em relação ao balanço de terça-feira (2).

O Paraná recebeu 391.700 doses para imunização contra a Covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde. Foram 265.600 (1º lote) e 39.600 (2º lote) doses da Coronavac/Instituto Butantan e 86.500 doses da Universidade de Oxford em parceria com o Laboratório AstraZeneca/Fiocruz.

A Secretaria da Saúde já encaminhou aos municípios 238.871 para aplicação da primeira dose no público prioritário já definido. A segunda parte do imunizante, no caso da CoronaVac, produzida em parceria com o Instituto Butantan, começou a ser distribuída nesta semana.

Leia também – Pessoas com doenças do coração devem se vacinar contra Covid-19?

Leia também – Quando vou me vacinar contra Covid-19? Saiba mais sobre a vacinação