Nova resolução da Secretaria de Saúde do Paraná trata dos procedimentos cirúrgicos eletivos

schedule
2020-09-14 | 23:53h
update
2022-02-01 | 20:14h
person
Saúde Debate
domain
Saúde Debate

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta segunda-feira (14 de setembro) uma nova recomendação para procedimentos cirúrgicos eletivos no Paraná. As medidas estão sendo tomadas para contingenciamento de insumos devido à escassez de medicamentos anestésicos e relaxantes musculares, para que sejam destinados ao tratamento de pacientes infectados pela Covid-19, de acordo com o órgão.

A última resolução havia sido divulgada no dia 21 de agostoAMP e ainda previa a suspensão de procedimentos que demandeassem terapia intensiva no pós-operatório e/ou em pacientes sob anestesia geral.

Desta vez, a Resolução Sesa nº 1.116/2020 autoriza que hospitais privados que não estejam no plano de atendimento Covid-19 e/ou não sejam contratualizados pela Sesa, realizem quaisquer procedimentos eletivos hospitalares, desde que se responsabilizem pela aquisição dos insumos anestésicos para o cumprimento destas atividades. “A reposição destes insumos anestésicos não será, de maneira alguma, responsabilidade da Sesa ou do Governo do Estado, visto que neste momento o Paraná tem contingenciado os insumos para poder atender a demanda gerada pela epidemia de Covid-19”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Publicidade

De acordo com ele, a nova orientação tem por objetivo fortalecer os serviços de saúde e diminuir as filas de espera em diferentes tipos de atendimento. A medida também recomenda que a suspensão não se aplique a procedimentos de cardiologia, oncologia, nefrologia, exames considerados necessários em caráter de urgência, procedimentos a serem realizados em âmbito laboratorial e que, a critério médico, sejam considerados de urgência ou emergência.

Leia também – Testes da vacina de Oxford serão retomados no BrasilAMP

As medidas de suspensão das cirurgias eletivas foram adotadas desde março para o contingenciamento de medicamentos anestésicos e relaxantes musculares que estão sendo demandados aos pacientes internados com Covid-19, bem como para controlar a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva no estado.

Inicialmente a Resolução Sesa nº 338/2020, recomendou a suspensão temporária das cirurgias eletivas. Logo após, a Resolução nº 395/2020 suspendeu a realização de cirurgias bariátricas. Em julho, a Resolução nº 926/2020 autorizou a realização de procedimentos cirúrgicos ambulatoriais.

No mês passado, a Resolução nº 1026/2020 alterou as recomendações anteriores e restringiu somente os procedimentos cirúrgicos eletivos hospitalares com demanda de terapia intensiva no pós-operatório e/ou em pacientes sob anestesia geral.

Leia também – Retomada parcial das atividades presenciais nas escolas é autorizada em CuritibaAMP

Leia também – Por que as pessoas têm dificuldades em cumprir novas regras que vieram com a pandemia?AMP

Publicidade

Cunho
Responsável pelo conteúdo:
saudedebate.com.br
Privacidade e Termos de Uso:
saudedebate.com.br
Site móvel via:
Plugin WordPress AMP
Última atualização AMPHTML:
31.10.2024 - 02:48:23
Uso de dados e cookies: