Com o objetivo de abordar temas atuais relacionados ao cenário da saúde no Brasil, o 2º Congresso de Medicina Geral 2024 da Associação Médica Brasileira (AMB) traz em sua programação uma mesa redonda de Psiquiatria com debates sobre depressão. Um assunto bastante atual, que vem sendo pauta de discussões e pesquisas no país e no mundo, principalmente após o período pandêmico.
Em março deste ano, a plataforma Neurotech Sapien Labs divulgou uma pesquisa realizada com 71 países sobre saúde mental e o Brasil aparece com a quarta pior taxa do planeta, com a depressão entre os principais tipos de diagnósticos. Segundo o estudo, a incidência da doença é maior em mulheres entre 18 e 39 anos. O que não descarta o crescimento da enfermidade em crianças nos últimos anos.
O cenário atual do Brasil reflete como a população está adoecida e também sobre a necessidade de realizar ações mais técnicas e efetivas sobre a depressão. De acordo com especialistas, a epidemia de doenças mentais tem início a partir de 2012 entre os jovens, e um dos principais contribuintes para o adoecimento desses adolescentes é o uso excessivo do celular. Outro fator considerado nocivo para a saúde mental é a ingestão de alimentos ultraprocessados.
A mesa redonda de Psiquiatria estará sob a coordenação do prof. Dr. Sérgio Pedro Baldassin e contará com outras palestras, como a discussão do tema Transtornos do Uso do Álcool, que será ministrada pelo diretor do HUB de Cuidados em Crack e Outras Drogas do Estado de São Paulo e professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Dr. Quirino Cordeiro Júnior.
SERVIÇO
2º CONGRESSO DE MEDICINA GERAL – CMG 2024
Realização: Associação Médica Brasileira – AMB
Local: Distrito Anhembi – Rua Professor Milton Rodrigues, s/n – Santana, São Paulo/SP
Data: 25 a…
Fonte: