Trinta e três alunos da graduação em Enfermagem do Centro Universitário Filadélfia (UniFil), em Londrina, colaram grau e já saíram da cerimônia com as carteiras profissionais do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren/PR) em mãos. A ação faz parte do projeto Boas-vindas do Coren/PR, que permite que os formandos recebam a carteira na cerimônia de colação de grau e estejam habilitados para o exercício regular da profissão. A sonelidade foi realizada na quarta-feira, dia 19 de fevereiro.
“Estamos agilizando a possibilidade de entrada desses novos profissionais no mercado de trabalho, bem como nos programas de residência, para que exerçam a nova profissão legalmente. Não conseguimos abranger todas as escolas, faculdades e universidades que formam profissionais de Enfermagem, mas, dentro da nossa capacidade, estamos levando o Conselho com cada vez mais frequência para dentro das instituições de ensino, não só com o projeto Boas-vindas, mas também com palestras e eventos com nossos futuros inscritos”, salienta a presidente do Coren/PR, Simone Peruzzo.
Leia mais: Enfermeiros formandos da UEL recebem carteira do Coren/PR na Colação de GrauAMP
Durante a formatura, o Coren/PR foi representado pela conselheira e também professora da UniFil, Kátia Vezozzo. “Isso é algo que a gente nunca tinha visto, até o ano passado, a gente poder propiciar que o aluno saia da colação registrado no Conselho. Como professora, sei que é um problema encontrar o emprego e não ter o registro na autarquia. Então, isso aqui é tudo de bom!”, comemora.
Durante a solenidade, o formando Fábio Aparecido Souza da Silva recebeu a carteira em nome de todos os outros acadêmicos. Os demais graduados receberam o documento ao final da cerimônia.
Unifil
Esta é a segunda vez que a UniFil participa do projeto Boas-vindas. O Centro Universitário fez parte da iniciativa piloto que ocorreu em fevereiro de 2019. Em 31 de janeiro de 2020, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) também participou do projetoAMP.
“Prezamos pela inserção mais breve possível dos graduados no mercado de trabalho e o projeto do Coren/PR foi um benefício. Por uma questão burocrática, a formatura acaba ocorrendo um tempo após a conclusão do curso e muito alunos já estão aprovados em residências, concursos públicos e com vagas de emprego, só aguardando a carteira profissional para assumirem”, explica a coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da UniFil, Thaise Castanho da Silva.
A formanda agora registrada no Coren/PR, Renata Fabrini Castoldo, também confirma. “Passamos o último ano em estágio e, por isso, muitos já estão com emprego em vista. Ter a carteira em mãos é uma grande facilidade, pois sem o registro no Conselho sabemos que não podemos trabalhar”, comenta.
Adesão ao projeto Boas-vindas
As instituições que quiserem obter mais informações sobre o Boas-vindas Coren/PR devem enviar e-mail para faleconosco@corenpr.gov.br. As propostas de parceria são estudadas de acordo com a capacidade de atendimento do Conselho.
Leia ainda: Fiscalização é atividade-fim do Coren/PR para proteção da sociedadeAMP