A Associação Médica do Paraná (AMP) fez a doação de quatro mil kits de máscaras N 95 PFF2 e de luvas cirúrgicas para a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) e a Santa Casa de Misericórdia de Curitiba. A entrega foi feita na sede da AMP, no bairro Água Verde, pelo presidente, Dr. Nerlan Carvalho. Estavam presentes a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, e o gerente de relações institucionais do hospital, Marco Sanfelice, que receberam as caixas com o material no dia 24 de agosto.
Os EPIs foram doados pela Budweiser, da Cervejaria Ambev, à Associação Médica Brasileira (AMB), que encaminhou à AMP e demais federadas, para destinação aos profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente do combate à Covid-19.
Para a diretora da Sesa, todos os esforços agora são absolutamente necessários para garantir a proteção desses profissionais. Ela agradeceu a importante colaboração e informou que seria feito um levantamento para verificar qual unidade do estado receberá os equipamentos.
Marco Sanfelice também destacou o valor da doação para a Santa Casa. “Receber EPIs é muito relevante, pois é protegendo os nossos profissionais de saúde que conseguimos não ter tantas contaminações internas, ao mesmo tempo que fazemos a proteção dos seus familiares e de todas as pessoas com quem eles entram em contato quando saem do hospital, ou seja, além de evitar que se contaminem, também impedimos que sejam vetores”, afirmou.
“E são justamente esses equipamentos doados que usamos na UTI, portanto imprescindíveis, contribuindo, ainda, para que os profissionais não tenham que se afastar do trabalho, desfalcando a equipe. Ficamos muito felizes com esse gesto e aproveitamos para convidar a colaborarem todos aqueles que puderem. Todo tipo de doação é muito bem-vinda”, acrescentou.
Leia também – Você sabe a diferença dos testes de Covid-19?
A Santa Casa lançou uma campanha em abril para angariar recursos destinados à aquisição de equipamentos hospitalares e de proteção aos trabalhadores da saúde, materiais médicos, insumos, além de custear despesas extras com quadro de profissionais no enfrentamento à pandemia. Em julho, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, abriu uma nova unidade de tratamento especializados para pacientes com Covid-19, instalada no antigo Instituto de Medicina do Paraná. São 110 leitos, sendo 60 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 50 de enfermaria, exclusivos para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Para o presidente da AMP, o esforço conjunto faz a diferença. “Entendemos que o momento é de somar forças no combate à Covid-19, equipando os nossos profissionais de saúde da linha de frente”, concluiu.