“A AMB se sente muito honrada em ter sido convidada para este evento de grande importância para a medicina brasileira”, destacou Dr. Florisval Meinão, secretário-geral da Associação Médica Brasileira (AMB), durante sua participação no XX Congresso Médico-Amazônico, realizado no último final de semana, entre os dias 16 e 18 de agosto, em Belém/PA. O evento, organizado da Sociedade Médico-Cirúrgica do Pará (SMCP), trouxe como tema principal ´Sustentabilidade e Saúde na Amazônia: Desafios e Oportunidades para a COP 30´, e contou com programação composta por palestras que foram ministradas por diversos especialistas do segmento da saúde no país.
Na oportunidade, Dr. Florisval parabenizou à entidade paraense pelo congresso e falou sobre os desafios enfrentados pela classe médica e a necessidade de os colegas de profissão estarem sempre se atualizando na área. “A evolução técnica científica se dá em uma velocidade muito grande e nós médicos não temos a oportunidade de nos modernizar com grande frequência. Boa parte dos médicos hoje trabalha em uma especialidade e por conta disso se dedica a se ater a essa especialidade e depois de muitos anos de estrada já não consegue mais enxergar o exercício da medicina como um todo. Mas temos que lembrar que tratamos de pacientes que quando vão a um especialista apresentam todo um contexto de outras doenças que precisam ser devidamente levadas em consideração”, concluiu.
Durante a sua visita ao Pará, Dr. Florisval também participou de mini fórum, realizado pela SMCP, junto às Federadas da Região Norte para discutir sobre o associativismo, propostas e desafios encontrados pelas entidades na medicina. Estiveram presentes no encontro o presidente da Associação Médica Brasileira do Amapá (AMB-AP), Dr. José Mauro Secco; Dr. José Rufino Costa dos Santos, presidente da SMPC; Dra. Cristiana Hartmann de Carvalho, vice-presidente da Associação Médica do…