Entre os dias 5 e 8 de setembro, São Paulo vai sediar o 55º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial – maior congresso do setor na América Latina. O evento acontece em paralelo à 32º edição do Congresso Mundial da Associação Mundial de Sociedades de Patologia e Medicina de Laboratório (WASPaLM), reunindo os mais renomados profissionais da área, no PRO MAGNO Centro de Eventos. O 32º WASPaLM, que reúne Sociedades de Patologia Clínica e Patologia da África, Ásia, América Latina, América do Norte e Europa. E as inscrições estão abertas.
Entre congressistas, visitantes, palestrantes e expositores, são esperadas cerca de 4 mil pessoas vindas do Brasil, América Latina, Estados Unidos, Europa e Ásia, com programação pré-congresso já no dia 4 de setembro, com diversos cursos. No congresso, a partir do dia 5, os participantes terão acesso a mais de 100 atividades entre conferências, mesas redondas, estudo de casos clínicos com especialistas brasileiros e estrangeiros.
Além disso, o espaço do evento com mais de 4 mil metros quadrados, dará lugar a 90 empresas expositoras e marcas do setor, comprometidas com as inovações do setor de laboratórios clínicos.
Entre os palestrantes das Conferências Magnas estão o presidente da Associação Mundial de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial, Roberto Verna, que vai falar de um assunto que frequentemente está nas manchetes dos jornais: dopping. Outros temas – não menos urgentes – que também serão abordados nas Palestras Magnas: Cenário Atual e Controle das Pandemias no Mundo, com Denise Cardo; Metodologias dos testes diagnósticos em doenças hematopoiéticas presente-futuro, por Robert S. Ohgami e Os impactos da Inovação para a sustentabilidade do laboratório e para a experiência do cliente, com Krystin Poitier.
O presidente da SBPC/ML, Fábio Brazão, reforça que os palestrantes foram cuidadosamente selecionados , para que os temas sejam os mais atuais e inovadores. “Nós fazemos muitos eventos e cursos e temos visto uma demanda enorme por atualização. As tecnologias estão trazendo muitas mudanças, as exigências de qualidade são cada vez maiores e nós temos muitos aprendizados e experiências a trocar. Vai ser um evento incrível a todos que participarem”, ressalta.
Confira algumas das palestras: – NOVA RDC – Impacto da RDC 786 na Aplicação da Norma PALC – Inovação em Hematologia – Inteligência artificial em tempo real para suporte diagnóstico no atendimento de pacientes – Laboratório em pediatria – Ministério da Saúde – Importância da Codificaçãos dos Exames Laboratoriais para Saúde Pública – Resistência Bacteriana (AMR) no Brasil – panorama atual e perspectivas – Estado de Arte em Avaliação da Função Renal – Atualizações no diagnóstico laboratorial das doenças autoimunes – Metagenômica na medicina diagnóstica – NGS na rotina diagnóstica – Papel do Laboratório Clínico na Segurança do Paciente – Estado da Arte no Diagnóstico das Infecções Fúngicas – Da Inteligência Artificial ao Big Data: o que podemos aplicar ao laboratório clínico? – As neoplasias hematológicas na era das novas classificações – Atualização em Diabetes Mellitus – Chat GPT na Educação Médica e na Medicina Laboratorial: oportunidades, riscos e desafios.
Confira no site e no app a grade completa de Mesas Redondas, Encontro com Especialistas, Cursos Pré-Congresso, Atividades de Empresas, entre outros eventos, como cerimônia de abertura, festa de encerramento e palestra sobre liderança, com a atriz Denise Fraga (e patrocínio da CBDL).
*Informações Assessoria de Imprensa