Nosso sono de cada noite

Como seria bom deitar e dormir como um bebê. Acredito que esse seja o sonho de todos nós.

Acostumamos levar um pacote de tensões junto conosco ao deitar e com esse turbilhão de pensamentos preocupantes ainda podemos ter dores físicas ou emocionais geradas por algum problema de saúde. Dessa forma acabamos tendo nosso período de sono prejudicado. Se pudéssemos deixar nossas preocupações, ansiedades, estresse, dores, incertezas guardadas em alguma gaveta antes de deitar e no dia seguinte retomar as tarefas seria maravilhoso. Mas sabemos que não é bem assim.

Como consequência da dificuldade em dormir podemos desenvolver problemas de saúde, diminuição de nossa concentração, menor rendimento trabalho ou no estudo, ficamos mais irritados, cansados, ansiosos, sonolentos, etc.

Gerando um ciclo vicioso entre o não dormir e o aumento de problemas físicos, emocionais e sociais.

O sono é o período em que nosso organismo realiza funções importantes como produção de hormônios, eliminação de toxinas, consolida a memória, fortalece o sistema imunológico, manutenção da saúde mental e emocional. Ele reestabelece a disposição para nossas atividades diárias.

Muitas pessoas sofrem com problemas físicos crônicos – como, por exemplo, enxaquecas frequentes ou dores na coluna. Outras apresentam problemas emocionais como depressão, levando a um grande prejuízo do sono e à saúde de forma geral.

Noites mal dormidas com frequência podem levar à insônia crônica com grandes prejuízos, caso não tratada.

O que fazer para retomar o ritmo normal, evitando consequências mais sérias as nossas vidas?

Precisamos reavaliar hábitos, atividades, tratamentos.

É possível, com a Auriculoterapia, buscar a individualização do tratamento de acordo com as queixas do paciente, diminuir suas dores, suas queixas de ansiedade, irritabilidade, insônia, agitação de pensamentos procurando fazer com que ele consiga adormecer com mais facilidade e ter uma noite de sono mais regular.

Por estímulos auriculares também conseguimos melhorar a concentração, disposição, fortalecer o sistema imunológico e auxiliar no tratamento de alguma doença que possa estar influenciando no seu dia a dia e atrapalhando o seu repouso.

Deve-se procurar também fazer a higiene do sono, buscando hábitos saudáveis para vida.

Algumas mudanças na rotina podem ser feitas para ajudar a descansar melhor, tais como:

  • Ter um horário regular para dormir
  • Manter o quarto escuro
  • Evitar usar aparelhos eletrônicos à noite
  • Fazer alimentação leve no período da noite 

* Cíntia Barbieri é Farmacêutica graduada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Auriculoterapeuta formada pelo curso Auriculoterapia de Sucesso e pela Faculdade de Tecnologia Ibrate. Aromaterapia em curso pela Faculdade Ibrate. E agora colunista do Saúde Debate

Clique aqui para ler outras colunas de Cíntia Barbieri

Conheça também os demais colunistas do portal Saúde Debate. Acesse aqui.