Já está em funcionamento o serviço de escuta e acolhimento TelePaz, criado pela Prefeitura de Curitiba (PR) para o enfrentamento do novo coronavírus. Oferecido pelos telefones (41) 3350-8500 (para toda a população) e 3350-8200 (para servidores da Prefeitura), o serviço é destinado às pessoas que sintam necessidade de conversar com um psicólogo por medo e ansiedade devido à pandemia da Covid-19.
O TelePaz é uma parceria entre as secretarias municipais de Administração e de Gestão de Pessoal e da Saúde. O atendimento será feito por 12 psicólogos clínicos experientes, que normalmente atendem nos ambulatórios da Secretaria da Saúde e que agora estão com as atividades suspensas devido à pandemia. Se houver necessidade, a equipe poderá ser ampliada.
O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Leia também – Coronavírus: cuidados em saúde mental para trabalhadores da Saúde
Apoio e proteção
A coordenadora do serviço, Margareth Cristina Bolino, da gerência de psicologia e serviço social do Departamento de Saúde Ocupacional, diz que este será um serviço de apoio e proteção emocional. “No início do período de isolamento social pode ser um pouco mais fácil para a maioria. Com o tempo, isso pode trazer efeitos, que mudam de pessoa para pessoa. Alguns podem sentir mais a ansiedade, podem ter depressão. Os efeitos dessa pressão psicológica variam”, disse.
Ela informou ainda que, nos casos mais graves, a pessoa poderá ser orientada para buscar o serviço disponível na rede municipal, conforme cada situação.
Na primeira etapa do novo serviço, iniciada no dia 24 de março, o acolhimento começou a ser oferecido exclusivamente para servidores municipais de Curitiba.
“Neste momento de enfrentamento da pandemia da covid-19, é de suma importância a realização de ações e estratégias para o conforto emocional de toda população, principalmente dos profissionais que estão na assistência direta às pessoas. Importante pensar o cuidado em saúde de forma integral, frente a reações e sentimentos de sobrecarga, desorientação, ansiedade e medo diante desta crise”, observa a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria da Saúde, Flávia Adachi.
Nome
O nome TelePaz foi emprestado de um serviço criado no início dos anos 1970 na Igreja Adventista do Sétimo Dia, pelo Pastor Assad Bechara. O projeto foi conduzido então por Wady Bechara e sua esposa, Lydia. Tratava-se de um sistema de mensagens de fé, conforto e esperança por telefone.
Serviço: TelePaz
Para a população em geral: 3350-8500
Para os servidores da Prefeitura de Curitiba: 3350-8200
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Leia também – Isolamento domiciliar: o que fazer se apresentar sintomas do novo coronavírus