Fórum ANAMT e ANAMT-ES destaca a prática da medicina do trabalho frente às mudanças na NR 1 – ANAMT


Saúde Mental foi o tema do Fórum presencial e on-line organizado pela ANAMT e a ANAMT-ES nos dias 11 e 12 de abril. Ao longo dos dois dias foram apresentadas palestras com debates, mesas-redondas e relatos de casos sobre os principais assuntos relacionados aos riscos psicossociais.

A programação antecipa questões e dúvidas relacionadas à atualização da NR 1, em vigor a partir de 26 de maio e que passa a exigir medidas para prevenção, identificação e monitoramento dos fatores de riscos psicossociais nas empresas. O encontro presencial foi realizado no SESI, em Vitória (ES) e a audiência on-line se reuniu na plataforma ANAMT Virtual.

Dra. Rosylane Rocha, diretora científica da ANAMT, deu as boas-vindas aos participantes, junto com Dr. Antônio Carlos Gavazza, presidente da ANAMT/ES, e explicou que a realização do Fórum faz parte da programação da Associação. Os fóruns anteriores contaram com a parceria da ALMET e a SBMT, federadas de Alagoas e Bahia, em 2024. Ela destacou a programação científica do 22º Congresso Nacional da ANAMT, que será realizado de 1 a 4 de outubro, em Goiânia (GO).

No primeiro dia do Fórum, foram realizadas duas palestras. A primeira foi “Panorama da Saúde Mental no Brasil sob a ótica da Medicina do Trabalho”, tema apresentado pelo Dr. Francisco Cortes Fernandes, presidente da ANAMT. A segunda exposição contou com a psiquiatra Dra. Letícia Trés, sobre ‘Riscos Psicossociais: Estressores Ambientais X Estressores Individuais para o Adoecimento Mental”.

Ao dar início à exposição, Dr. Francisco apresentou a contextualização teórica, dados demográficos, dados epidemiológicos, dados Previdenciários, SmartLab do Espírito Santo e a conclusão do conteúdo tratado.

Ele iniciou a apresentação com o Informe Mundial de 2022 sobre saúde mental da OPS, que destaca que “a saúde mental é parte integrante de nossa saúde e bem-estar e um direito fundamental.” Segundo a instituição,…



Leia Mais >