O que significa sonhar? – Revista Ampla


(Foto: Ilustração/Shutterstock)

Desde a Antiguidade, filósofos, psicólogos e artistas têm se debruçado sobre os mistérios que se desenrolam enquanto dormimos, buscando compreender o que significa sonhar e o impacto que podem gerar. A obra “Sandman”, do britânico Neil Gaiman, é um exemplo desse fascínio, que transcendeu a literatura e os quadrinhos para ganhar as telas em uma série repleta de efeitos especiais e narrativas entrelaçadas. Tendo Morpheus, o Rei dos Sonhos, como protagonista, a série despertou entre muitos espectadores uma curiosidade ainda maior sobre o reino onírico e os possíveis significados dessas manifestações que desafiam regras de tempo e espaço, bem como as percepções dos sonhadores.

Por trás da magia e dos enredos de ficção, existe um campo de estudos que investiga não apenas os conteúdos dos sonhos, mas também sua influência na saúde mental e na criatividade. Do ponto de vista da neurologia, os sonhos são definidos como experiências mentais que ocorrem durante o sono, principalmente durante a fase REM (Rapid Eye Movement). “Eles se caracterizam por uma sequência de imagens, sons, emoções e sensações que podem ser vívidas e complexas, ou vagas e fragmentadas. E desempenham um papel importante na consolidação da memória, no processamento emocional e na regulação do humor”, explica o neurologista Willian Rezende do Carmo, especialista em sono.

sonhar 2
Segundo o neurologista Willian Rezende do Carmo, os sonhos mais vívidos e marcantes tendem a ocorrer durante o sono REM. No entanto, sonhos mais simples e menos memoráveis também podem ocorrer em outras fases do sono (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)

Funcionamento do cérebro

Para entender melhor os desdobramentos do ato de sonhar para a saúde, pode-se começar pelas diferenças observadas no funcionamento do cérebro enquanto o indivíduo está desperto ou adormecido.

Quando o organismo está acordado, no modo consciente, há predomínio de ondas…



Leia Mais >