O Hospital Moriah inicia 2025 comemorando a conquista do selo LEED Operação & Manutenção Gold, que conferido à edificação por estar de acordo com normas que visam a sustentabilidade em vários níveis, atestadas pelo U. S. Green Building Council (USGBC), uma organização americana, sem fins lucrativos, que avalia edificações em todo o mundo.
A USGBC orienta como os prédios e comunidades são desenhados, construídos e gerenciados de forma sustentável com relação ao meio ambiente, responsabilidade social e saúde da comunidade. O objetivo é que mais prédios e cidades ofereçam boa qualidade de vida para os cidadãos.
O selo LEED, ou Leadership in Energy and Environmental Design, é o sistema de classificação de edifícios verdes mais amplamente usado no mundo. Disponível para praticamente todos os tipos de projetos de edifícios, comunidades e residências, o LEED fornece uma estrutura para criar edifícios verdes saudáveis, altamente eficientes e econômicos. A certificação LEED é um símbolo globalmente reconhecido de conquistas de sustentabilidade.
O Hospital Moriah vem buscando continuamente a adaptação de suas construções e de sua operação, com manejo do lixo sustentável, economia de água e de energia elétrica, revertendo em benefícios para a comunidade onde está instalado e também para seus colaboradores, pacientes e clientes.
De acordo com o diretor de engenharia do Moriah, Alberto Costa Sousa Neto, “o processo de certificação LEED nos fez refletir sobre nossa responsabilidade ambiental e social, permitindo revisitarmos e otimizarmos nossos processos de suprimentos e de operação e manutenção predial, objetivando melhorias na eficiência energética e no impacto que nosso prédio gera em seu entorno, bem como na experiência dos clientes e colaboradores na utilização do espaço.”
Medidas de economia na operação e manutenção predial foram tomadas, onde a preocupação com a educação dos colaboradores é uma das principais ações, passando, por exemplo, por iniciativas para economia de água e para o descarte correto de detritos. Outro campo abraçado é a economia de energia elétrica, com a criação de áreas que privilegiam a luz natural por meio de amplos espaços envidraçados ou abertos, o uso de energia elétrica fotovoltaica, o aquecimento de água através de placas solares e do aproveitamento de calor gerado pelo sistema de ar-condicionado.
*Informações Assessoria de Imprensa
Confira mais notícias de Negócios & Mercado no Saúde Debate