Bronzeamento artificial e procedimentos estéticos milagrosos para o verão: presidente da SBD-PR faz alerta

bronzeamento artificial
(Foto: senivpetro/Freepik)

Estamos a pouco menos de três meses para o verão. É nessa época do ano que aumenta a procura por tratamentos estéticos corporais e faciais, a fim de obter uma pele e corpo perfeitos para a estação mais quente do ano. 

Leia também – 3 dicas para promover a saúde mental no ambiente corporativo

 No entanto, devido à grande procura, é importante que os pacientes fiquem atentos na hora de buscar por um profissional, evitando, assim, riscos e complicações.

Annia Cordeiro, médica dermatologista e presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Paraná (SBD-PR), ressalta que a segurança do paciente vem em primeiro lugar e reforça a importância de saber escolher um profissional habilitado.

“Infelizmente temos visto com certa frequência a oferta de tratamentos e procedimentos estéticos invasivos, principalmente nesta época do ano, feitos por profissionais não médicos. É fundamental que os procedimentos sejam realizados por médicos, em especial os dermatologistas, que conhecem sobre anatomia e fisiologia e pele, além de estarem preparados para agir em caso de urgência ou emergência”, completa a especialista.

Câmaras de bronzeamento artificial continuam proibidas

Outra “atração” perigosa nessa época do ano são as câmaras de bronzeamento artificial. Desde 2009, o uso delas no Brasil está proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Resolução RDC 56/2009), após a comprovação científica do risco desses equipamentos à saúde. A resolução de proibição pode ser consultada neste link: https://www.gov.br/agu/pt-br/comunicacao/noticias/agu-preserva-competencia-da-anvisa-para-proibir-camaras-de-bronzeamento-artificial-no-brasil .

No entanto, muitos estabelecimentos seguem atuando normalmente, fazendo propaganda de um bronzeamento bonito e saudável, principalmente visando ao “Projeto Verão”, onde a procura para chegar ao fim do ano já com a ‘cor do verão’ aumenta.

“As máquinas de bronzeamento estão proibidas no Brasil desde 2009 pois houve novos indícios de agravos à saúde relacionados com o uso das câmaras de bronzeamento. As máquinas de bronzeamento emitem raios UV a partir de lâmpadas, podendo causar uma predisposição ao câncer de pele e contribuindo com o envelhecimento precoce da pele”, acrescenta a presidente da SBD-PR.

Além disso, Annia reforça a importância de educar a população para que não caia em golpes de bronzeamento artificial e orienta que os pacientes busquem informação segura com médicos especialistas.

“Não existe bronzeamento saudável, muito menos em máquinas de bronzeamento. Precisamos, sim, do sol, mas que a exposição seja feita nos horários recomendados – antes das 10h e depois das 16h, e com a devida proteção solar. É a exposição menos nociva, pois a radiação UVB está mais baixa neste período”, explicou a dermatologista.

O câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos. É o câncer mais comum entre os brasileiros.

Cuidado com tratamentos “milagrosos”

Infelizmente, muitos pacientes procuram por um procedimento estético por influência de amigos ou baseado no que veem nas redes sociais. Annia lembra da importância de conscientizar o paciente sobre a real necessidade do procedimento e explicar que o que funcionou para o outro pode não funcionar para ele.

“Enfatizo sempre a necessidade de consulta médica prévia, antes de qualquer procedimento estético. É melhor investir em uma boa avaliação do que pagar por um procedimento que não tem indicação e que, consequentemente, não dará os resultados almejados”, complementa.

A especialista reforça, ainda, que milagres não existem, e que o paciente precisa estar ciente de que a alimentação saudável e a prática regular de atividade física colaboram para que os resultados sejam alcançados.

“Alguns pacientes buscam verdadeiros milagres nos tratamentos corporais sem esforço pessoal. É preciso lembrar que os procedimentos estéticos ajudam e muito a recuperar o contorno corporal e a qualidade da pele, mas é fundamental que o paciente também faça sua parte, investindo numa alimentação equilibrada, praticando atividade física regular e se hidratando corretamente. Certamente os resultados serão potencializados”, finaliza Annia.

*Informações Assessoria de Imprensa

Acompanhe as notícias de Saúde & Bem Estar clicando aqui