Vice-presidente da Região Centro-Oeste da AMB destaca importância de campanhas antitabagismo para redução no uso do tabaco no Brasil durante debate em Brasília


Na última terça-feira, dia 13, foi realizada sessão no plenário do Senado Federal, em Brasília, com o intuito de promover debates temáticos relacionados à prevenção e ao tratamento do câncer de pulmão. O encontro contou com a participação do vice-presidente da Região Centro-Oeste da Associação Médica Brasileira (AMB), Dr. Etelvino de Souza Trindade, que durante sua fala destacou a importância das campanhas antitabagismo para alcançar a redução no uso do tabaco. 

O médico também reforçou o compromisso da AMB no combate ao fumo, em parceria com as sociedades e especialidades do país, além de enfatizar sobre a necessidade de se ter recursos adequados disponíveis e orientação para pacientes. Nós conseguimos uma evolução extremamente benéfica das ações que foram e continuam sendo feitas de educação a respeito do tabagismo, que levou à queda do uso do tabaco no Brasil. Se não me engano, chegamos a 60% do tabagismo masculino e depois declinamos esse percentual para menos de 30%. Acredito que quando unimos o Poder Legislativo, o Ministério da Saúde e as entidades médicas para melhorarmos a saúde no Brasil, os resultados se tornam mais efetivos e substanciais.

Também estiveram presentes no debate, o secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Adriano Massuda; Carlos Gil Ferreira, presidente de Honra da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC); Margareth Maria Pretti Dalcolmo, presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT); Rubens Chojniak, Vice-Presidente do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), além dos parlamentares os senadores Izalci Lucas e Dr. Hiran, os deputados Weliton Prado e Allan Garcês, e as deputadas Flávia Morais e Silva Cristina.

Assista ao debate na íntegra: 



Leia Mais >