Na tarde de 27 de outubro, Ribeirão Preto fez história ao receber o título de 1ª Cidade Angels do Mundo em uma cerimônia realizada na sede da prefeitura. O reconhecimento é concedido pelo Programa Cidade Angels, que começou a operar no Brasil neste ano e faz parte da Iniciativa Angels, uma organização global dedicada à melhoria da qualidade do atendimento ao Acidente Vascular Cerebral (AVC).
A missão do programa é qualificar cidades comprometidas com o aprimoramento da linha de cuidado do AVC em suas comunidades. Rigorosos critérios devem ser atendidos para se alcançar a certificação, como a presença de um centro de AVC capaz de prestar atendimento oportuno e eficaz aos pacientes, um sistema de transporte eficiente para encaminhar as pessoas ao hospital com rapidez, programas de educação pública sobre o AVC e um sistema de acompanhamento dos enfermos após o evento.
Foi através de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e Educação, implementando o Programa Saúde na Escola (PSE), baseado na Portaria Interministerial n° 1.055, de 25 de abril de 2017, que a “Capital do Café” ganhou o notável selo de aprovação da Iniciativa Angels. O PSE nasce, portanto, da articulação entre escola e Atenção Primária à Saúde (APS), e tem como objetivo a promoção da saúde e a prevenção de doenças nas instituições de ensino do município e do estado.
Uma das atividades adotadas pelo PSE consiste em auxiliar as crianças a identificar o AVC e assumir a melhor conduta diante da emergência médica. Para tanto, foi utilizada em escolas da cidade a campanha FAST HEROES, desenvolvida pelo Departamento de Educação e Política Social da Universidade da Macedônia com apoio da Iniciativa Angels.
Em vídeo, Octavio Pontes, coordenador da Unidade de AVC integral do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (HCFMRP-USP) e integrante da Comissão Editorial do ABNews, expressou sua…