NRG Oncology/RTOG1205: Estudo randomizado fase II de reirradiação concomitante a Bevacizumabe versus Bevacizumabe exclusico como tratamento de glioblastoma recorrente – RTOG 1205



Os gliomas de alto grau são os tumores primários cerebrais mais comuns em adultos. Cerca de 40% dos tumores OMS grau III e 90% dos tumores OMS grau IV irão recidivar em até 2 anos, com uma sobrevida livre de progressão mediana de 6.9 meses e sobrevida global de 14.6 meses nos glioblastomas. O sítio mais comum de recorrência é no leito operatório e/ou em suas bordas. Neste cenário, é fundamental a busca por estratégias de tratamento eficazes no resgate destes pacientes.

São diversas as opções de tratamento no cenário de doença recorrente, desde de cuidados de suporte para os pacientes com baixa performance clínica e doença difusa ou multifocal, até  um manejo mais intenso e invasivo, com reabordagem cirúrgica associada à irradiação e quimioterapia complementar em paciente com boa performance e doença focal.

Estudos retrospectivos mostram que a reirradiação é uma estratégia bem tolerada e segura, proporcionando importantes benefícios aos pacientes, desde paliação com a redução da necessidade de corticoterapia prolongada, bem como melhora dos possíveis sintomas neurológicos e, finalmente, maior sobrevida livre de progressão até melhora marginal de sobrevida global em pacientes selecionados. Já o uso de bevacizumabe (BEV) – terapia anti-fator de crescimento endotelial vascular (VEGF) – em monoterapia no glioblastoma recorrente é realizado desde 2009, a partir de estudos prospectivos que mostraram uma melhora em sobrevida global e livre de recorrência, 9 e 6 meses respectivamente.

O RTOG 1205 é o primeiro estudo prospectivo fase II realizado para analisar o real benefício da adição da reirradiação à quimioterapia com BEV nos pacientes com glioblastoma recorrente. O racional para esta combinação seria diminuir a radioresistência tumoral através dos agentes anti-angiogênicos e reduzir a possível radionecrose, notadamente associada a irradiações.

Seu desenho de estudo foi realizado em dois braços – um com BEV…



Leia Mais >