Vacina da AstraZeneca oferece proteção contra variante indiana, segundo farmacêutica

A vacina da AstraZeneca, desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford e envasada no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), oferece proteção contra a variante indiana do coronavírus. A informação foi relevada nesta terça-feira (15 de junho) pela própria farmacêutica. Segundo a empresa, a vacina da AstraZeneca tem eficácia de 64% contra a variante indiana, que recentemente recebeu o nome de variante Delta.

Em comunicado, o laboratório informou que a vacina tem eficácia de 92% contra hospitalizados entre os infectados por essa variante, que se tornou motivo de preocupação em todo o mundo por sua rápida transmissão.

Leia também – Qual é o tamanho do risco de trombose com a vacina contra Covid-19?

Leia também – Estudo cita risco de coágulo com vacina da AstraZeneca, mas menor do que o provocado pela Covid

A AstraZeneca também divulgou que sua vacina tem eficácia de 74% contra a variante britânica do coronavírus, que agora tem o nome de variante Alfa. Ainda para essas infecções, o imunizante tem eficácia de 86% contra hospitalizações.

No Brasil, a vacina da AstraZeneca é utilizada no Plano Nacional de Imunização. Atualmente, as doses usadas no país são aquelas envasadas pela Fiocruz após o envio de matéria-prima a partir do laboratório no exterior. Mas a fundação já recebeu um banco de células e vírus para a produção do primeiro lote nacional do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) do imunizante, permitindo a fabricação no país sem a dependência do insumo estrangeiro. A previsão é de que o IFA nacional esteja disponível em três meses.

* Com informações da Época

Leia também – Quais são as dúvidas que ainda permanecem na pandemia?

Leia também – Infectologista explica o surgimento de novas variantes do coronavírus

Leia também – Descontrole da pandemia pode criar um “boom” de variantes do coronavírus