Transtornos alimentares: o que são e como identificar

Os Transtornos Alimentares (TA) são caracterizados por perturbações persistentes na alimentação ou no comportamento alimentar. Geralmente estão associados a uma intensa preocupação com o peso e com a imagem corporal e uma rigorosa auto-avaliação baseada no peso e na forma física.

A preocupação excessiva com peso corporal e a insatisfação acentuada com a imagem corporal, com frequência, são influenciadas pela mídia que impõe padrões de beleza com a imagem corporal de pessoas extremamente magras, com corpos torneados e músculos definidos. A supervalorização da imagem corporal de indivíduos magros afeta negativamente o entendimento das pessoas com relação a padrões de saúde, tanto física, quanto emocional.

Pessoas com TA, com frequência, sofrem de auto-depreciação em decorrência da imagem e peso corporal, pois se sentem extremamente desvalorizadas em diversos aspectos de suas vidas pela associação com a imagem corporal. Estes sentimentos podem induzir a pessoa a almejar uma imagem e peso corporais inatingíveis, pois são baseados em padrões de beleza na maioria das vezes incompatíveis com aspectos biológicos do próprio indivíduo.

Esta insatisfação persistente gera sofrimento e promove a busca por tratamentos estéticos de maneira desenfreada, utilização de fórmulas emagrecedoras e suplementos alimentares relacionados à estética de forma abusiva. A prática de dietas extremamente restritivas que prometem emagrecimento rápido pode ser um dos principais fatores de risco para desenvolvimento de um TA.

Os TA associados a uma preocupação excessiva com o peso corporal e a forma física são: Anorexia Nervosa (AN), Bulimia Nervosa (BN) e Transtorno de Compulsão Alimentar (TCA). Os critérios diagnósticos para os TA podem ser de acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais – DSM-V (da American Psychiatric Association – APA, 2014).

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA ANOREXIA NERVOSA (AN):

– As perturbações no comportamento alimentar podem levar ao emagrecimento extremo (desnutrição), devido à extrema redução no consumo alimentar;

– Mesmo estando abaixo do peso, existe um medo intenso de engordar levando a comportamentos persistentes que interferem no ganho de peso;

– Pode ocorrer perturbação no modo de vivenciar o peso, tamanho ou forma corporais e uma negação da gravidade do baixo peso;

 

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA BULIMIA NERVOSA (BN) E TRANSTORNO DE COMPULSÃO ALIMENTAR (TCA):

 É comum nestas doenças a compulsão alimentar, que tem como principais características:

– Ingestão em um curto período de tempo de uma quantidade de alimento muito maior do que a maioria das pessoas consumiria no mesmo período;

– Sensação de falta de controle durante o episódio (sentimento de não conseguir parar de comer);

– Comer até sentir-se desconfortavelmente cheio e comer mesmo sem a sensação física de fome;

– Sentir-se deprimido ou muito culpado após o episódio de compulsão.

O que difere estas duas patologias é que indivíduos com BN geralmente tentam impedir o ganho de peso após um episódio de CA, através de comportamentos compensatórios inapropriados e ineficazes (como vômitos induzidos, abuso de laxantes, diuréticos e/ou a prática extenuante de atividade física). Já aqueles com TCA não fazem uso destes métodos.

As perturbações no comportamento alimentar de pessoas com BN e TCA, com frequência, resultam em sobrepeso e obesidade (devido à ingestão de grandes quantidades de alimentos).

É importante ressaltar que transtorno alimentar é uma doença multifatorial, ou seja, é uma interação entre vários fatores, como genéticos, psicológicos e sócio-culturais. Assim, nem toda pessoa que tem insatisfação com imagem corporal ou tem um comer exagerado, tem critérios de diagnóstico para TA.

Por isso, passar por uma avaliação médica periódica e fazer acompanhamento com equipe multidisciplinar é importante tanto para tratar como para prevenir um TA.

Clique aqui para ler outras colunas de Mariana Paganotto.

Conheça também os demais colunistas do portal Saúde Debate. Acesse aqui.