Dúvidas sobre o coronavírus e Covid-19? Perguntas e respostas sobre compras, ambiente de trabalho e higiene

    Já estamos convivendo com a pandemia há algum tempo, mas não param as dúvidas sobre o coronavírus e a Covid-19. Entre os questionamentos estão aqueles relacionados à adaptação ao chamado “novo normal”, dentro de uma rotina de prevenção com a adoção de uma série de medidas em casa, no trabalho e em ambientes coletivos. 

    O Saúde Debate reuniu, com base em informações divulgadas por autoridades de saúde e órgãos da área, uma série de perguntas e respostas para você sanar suas dúvidas sobre coronavírus e Covid-19. Confira:

    Posso pegar coronavírus fazendo compras?

    Já se sabe que o coronavírus é transmitido por gotículas, que podem ficar em objetos e superfícies. Qualquer pessoa pode tocar neles e, em seguida, levar as mãos aos olhos, nariz e boca, concluindo o ciclo de transmissão. Por isto, para fazer as compras em segurança, a recomendação é manter pelo menos um metro de distância das demais pessoas e evitar tocar nos olhos, boca e nariz. No caso do Paraná, existe a obrigatoriedade do uso das máscaras em espaços coletivos e públicos, o que abrange supermercados, farmácias e lojas. É necessário lavar bem as mãos após chegar em casa e depois de manusear e armazenar os produtos adquiridos. Alguns especialistas ainda aconselham a limpeza das próprias embalagens antes do armazenamento. Atualmente, não há caso confirmado de Covid-19 transmitido por meio de alimentos ou embalagens de alimentos, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

    O vírus pode sobreviver dias em determinadas superfícies?

    Alguns estudos já demonstraram que o coronavírus pode sobreviver por até 72 horas (três dias) em plásticos e superfícies de aço inoxidável. As estimativas são de menos de um dia em papelão e menos de quatro horas para superfícies de cobre. Segundo a OPAS, desinfetantes domésticos comuns matam o coronavírus. A entidade reforça também a necessidade da lavagem constante das mãos com água e sabão ou com álcool em gel ou higienizador à base de álcool, evitando também tocar em olhos, boca e nariz.

    Posso receber um pacote de qualquer área em que há registro de Covid-19?

    Segundo a OPAS, sim. São baixos os riscos de pegar o coronavírus em um pacote que foi transportado e exposto a diferentes condições e temperaturas, além de ser pequena a probabilidade de uma pessoa infectada contaminar mercadorias comerciais.

    Notas de dinheiro podem estar contaminadas com o coronavírus?

    Segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), não se pode afirmar com exatidão. Na dúvida, após mexer com as notas, lave as mãos com água e sabão ou use álcool gel 70%. E evite tocar nos olhos, boca ou nariz logo depois de mexer com notas de dinheiro.

    Posso pegar o novo coronavírus no ambiente de trabalho? 

    Sim, pois alguém com coronavírus, quando tosse ou espirra libera gotículas infectadas. Essas gotículas caem em superfícies e objetos que podem ser compartilhados, como cadeiras, mesas e telefones. E uma pessoa pode tocar nesses objetos contaminados e, em seguida, levar as mãos aos olhos, nariz ou boca, contraindo o vírus. Por isso, é necessário adotar uma série de medidas para evitar a propagação do vírus neste espaço. Algumas delas são:

    – Funcionários devem ser incentivados a lavarem as mãos regularmente;

    – A empresa deve instalar pontos de álcool em gel em locais de alta visibilidade;

    – Todos devem manter distanciamento social, em especial daqueles que estiverem tossindo ou espirrando;

    – Avaliar benefícios e riscos de deslocamentos e viagens;

    – Evitar enviar funcionários com maior riscos de doenças graves para áreas com propagação de Covid-19;

    – Funcionários que apresentem sintomas devem ser isolados por 14 dias;

    – A empresa deve garantir a limpeza e higiene dos locais de trabalho: mesas, bancadas, telefones, teclados e outros objetos precisam ser regularmente limpos com pano e desinfetante;

    – Aconselhar sobre o descarte correto de lenços de papel: aqueles que apresentem coriza ou tosse devem descartar esse tipo de material nas latas de lixo do banheiro.

    Fumantes têm maior risco de infecção pelo novo coronavírus?

    Segundo a OPAS, existe uma maior probabilidade de que os fumantes sejam mais vulneráveis porque fumar significa levar os dedos em contato com os lábios, aumentando a possibilidade de transmissão do coronavírus. Outros produtos para fumar, que envolvem o compartilhamento – como o caso do nargilé -, também podem facilitar transmissão comunitária. São várias pessoas tocando o mesmo dispositivo com as mãos e a boca. Além disso, fumantes de cigarro e outros produtos de tabaco também podem apresentar problemas pulmonares e isso pode ser um agravante durante a evolução da Covid-19.

    Confira a segunda parte desta série de “perguntas e respostas” preparada pela equipe do Saúde Debate, sobre higiene pessoal, animais de estimação e máscaras, clicando aqui.

    * A série de perguntas e respostas relacionadas às dúvidas sobre coronavírus e Covid-19 foi elaborada com base nas informações da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Conselho Federal de Medicina Veterinária e Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)

    Leia também – Covid-19: Retomada das atividades econômicas não descarta novas medidas de isolamento social

    Leia também – CFM faz alerta sobre utilização das chamadas câmaras, cápsulas, cabines e túneis de desinfecção

    Leia também – Números do novo coronavírus no Brasil e no Paraná