A meningite é uma das doenças que mais preocupa no país. Dados do Ministério da Saúde apontam que, entre os anos de 2007 e 2020, foram notificados 393.941 casos suspeitos de meningite. Destes, foram confirmados 265.644, sendo a meningite viral a mais frequente, seguida pela bacteriana. A doença é configurada por um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Por isso, o teste para diagnóstico da meningite é fundamental.
A meningite é considerada uma doença endêmica, ou seja, casos do problema são esperados ao longo de todo o ano, sendo mais comum a ocorrência das meningites bacterianas no inverno e das virais, no verão.
Por isso, é importante saber mais sobre a doença, prevenção e também como funciona o teste para diagnóstico da meningite. Neste vídeo, Viviane Ceschim, assessora científica da Firstlab – empresa de São José dois Pinhais (PR) que desenvolve e fabrica produtos e equipamentos para Laboratórios de Análises Clínicas -, explica os tipos de teste para diagnóstico da meningite.
Acompanhe ainda – Meningite: vacinação e diagnóstico correto são aliados da prevenção
Leia também – Meningite: a melhor saída é a prevenção
Confira outros vídeos e entrevistas do Saúde Debate clicando aqui
Acompanhe também os podcasts do Saúde Debate aqui