O médico infectologista Moacir Pires Ramos, cooperado da Unimed Curitiba e epidemiologista do Centro de Pesquisa e Inovação da mesma cooperativa, fez um alerta para os cuidados nas festas de fim de ano, relacionados à prevenção da Covid-19. Apesar da época e das mensagens tradicionais, o especialista salienta que é necessário se atentar para a prevenção também neste momento, evitando riscos nesta pandemia.
Como lidar com as festas de fim de ano? Se for possível, as evite. Mantenha as festas apenas no conjunto de pessoas que já residem juntas. Agora, dois conjuntos de pessoas que se protegeram muito e quiserem se encontrar, é possível, mas é muito importante se cuidar, como fazer esse encontro ao ar livre ou em um ambiente muito espaçoso e ventilado. E também com um número restrito de pessoas”, orienta.
Sobre o número de pessoas, para preservar os cuidados nas festas de fim de ano, Ramos diz que é aquele adequado para manter o distanciamento entre as pessoas, com o objetivo de garantir pelo menos um metro e meio entre elas. “Além disto, tem aquelas pessoas com riscos aumentados, como idosos e doentes crônicos. Precisamos protegê-las”, enfatizou.
Leia também – Nova cepa do coronavírus é mais transmissível?AMP
“O uso de máscaras também é importante quando houver esse encontro de pessoas de residências diferentes. Quando for comer, guarda uma distância maior e não compartilhem utensílios. Cuidados com as comidas que podem ser servidas com as mãos, como os aperitivos”, lembra Ramos.
Leia também – Orientações para um Natal sem riscos de Covid-19AMP