A retomada dos procedimentos odontológicos

Com a retirada das máscaras e redução dos números da Covid, população tem procurado mais os consultórios

Neste vídeo, Rafaelly Cubas Camargo, da Ki Clínica Conceito Odontologia e Estética, de Curitiba (PR), comenta sobre esse momento de retomada dos procedimentos odontológicos. Com a decisão de retirar as máscaras no dia a dia e a redução nos números de casos de Covid-19, a retomada dos procedimentos odontológicos vem sendo verificada pelas clínicas.

No início da pandemia, os procedimentos odontológicos passaram a ser considerados uma atividade de risco, uma vez que os profissionais têm contato direto com um dos principais meios para a contaminação por Covid-19: a via respiratória. Por isso, as consultas eletivas foram suspensas e a atividade chegou a ser restrita somente a casos de urgência e emergência.

Depois, os atendimentos voltaram a ser liberados, seguindo todos os protocolos de segurança, como aferição de temperatura na entrada do consultório, uso de EPIs pelos profissionais, espaçamento entre os agendamentos e descontaminação periódica do ambiente.

Mesmo assim, houve uma queda na procura por atendimento odontológico neste período e, consequentemente, um aumento no número de problemas bucais na população. A falta de acompanhamento somada a outras interferências causadas por modificações na rotina, como mudança de hábitos alimentares e alterações psicossociais, trouxe consequências. Hoje, com a maior parte da população vacinada, a retomada dos procedimentos odontológicos é uma realidade.

De acordo com a experiência dos profissionais da Ki Odontologia, o maior impacto na saúde bucal em decorrência da pandemia foi o crescimento da incidência de cáries e doenças gengivais. Isso é explicado principalmente pelas mudanças nos hábitos alimentares – com um maior consumo de doces, refrigerantes, lanches e carboidratos em geral – e nos hábitos de higiene bucal.

Além disso, casos de disfunções nas articulações temporomandibulares e bruxismo aumentaram consideravelmente, de acordo com os especialistas da clínica.

Confira outros vídeos e entrevistas do Saúde Debate clicando aqui

Acompanhe também os podcasts do Saúde Debate aqui