Dia Nacional de Luta Contra Doenças Reumáticas ganha campanha de conscientização da Sociedade Brasileira de Reumatologia em linha de metrô da ViaMobilidade


Doenças reumáticas atingem cerca de 15 milhões de brasileiros, causam dores em articulações e estão entre uma das principais causas de afastamento do trabalho.

O dia 30 de outubro é conhecido como o Dia Nacional de Luta Contra Doenças Reumáticas. Para chamar a atenção dos passageiros a respeito do assunto, a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás de metrô, e a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) vão distribuir cartilhas informativas nas estações sobre as principais doenças reumáticas, que acometem cerca de 15 milhões de pessoas no Brasil.

As doenças reumáticas compreendem as doenças que afetam o aparelho locomotor, ou seja, articulações, ossos, músculos, cartilagens, tendões e ligamentos. Dores frequentes, que persistam por mais de dois meses, podem ser um sinal das mais de 120 doenças reumáticas existentes.

Atualmente, as doenças reumáticas são uma das principais causas de auxílio-doença e afastamento do trabalho. Em casos extremos, esse mal pode comprometer de forma decisiva a qualidade de vida do paciente. Os fatores genéticos, imunológicos e infecciosos são considerados as causas principais para o surgimento das doenças. Outros fatores como obesidade, sedentarismo e depressão também podem contribuir para o agravamento dos sintomas. “Esse tipo de ação junto à população é fundamental para conscientizar cada vez mais, de forma direta e objetiva, alertando que dores nas articulações podem ser sintomas de doenças reumáticas, como artrite e artrose, e devem ser investigadas, diagnosticadas e tratadas de forma adequada por um reumatologista. Nosso objetivo é reforçar a prevenção e a importância para o diagnóstico precoce dessas doenças”, afirma Dr. Marco Antônio Araújo da Rocha Loures, presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).

 “Por se tratar de uma questão de saúde que envolve um número tão elevado de pessoas, a campanha…



Leia Mais >