Radioterapia Hipofracionada pós-Prostatectomia (HYPORT) aumenta os sintomas geniturinários (GU) ou gastrointestinais (GI) em comparação com a Radioterapia Convencional pós-Prostatectomia (COPORT)?
Esse foi o questionamento do estudo fase 3, randomizado, NRG-GU003, para determinar não inferioridade do hipofracionamento na análise de sintomas GU e GI relatados pelos pacientes, utilizando o questionário Expanded Prostate Cancer Index Composite (EPIC).
Randomizados 296 pacientes de 93 centros dos EUA e Canadá:
– HYPORT (144) = 62,5 Gy em 25 frações de 2,5 Gy ou
– COPORT (152) = 66,6 Gy em 37 frações de 1,8 Gy.
Características pós-prostatectomia:
– PSA detectável (PSA > 0,1 ng/mL) e doença pT2/3 pNX/0 ou
– PSA indetectável (< 0,1 ng/mL) e doença pT3 ou pT2 com margem positiva.
RESULTADOS:
Ambos HYPORT e COPORT tiveram piora, clínica e estatística, dos sintomas GU e GI ao término da Radioterapia [-15,52 (18,43) e -7,06 (12,78), respectivamente; p < 0,001], no entanto as diferenças nas pontuações médias de alterações GI de HYPORT e COPORT foram resolvidas em 6 e 12 meses.
Os escores de sintomas GU foram semelhantes entre os braços no início do estudo e não houve diferenças estatisticamente significativas desde o início até o final da RT, em 6 meses ou 1 ano.
HYPORT em comparação com COPORT não foi associado a sintomas GU ou GI significativamente mais elevados relatados pelo paciente, 1 ou 2 anos após a RT.
CONCLUSÕES:
Este estudo mostrou que os sintomas GU e GI relatados pelo paciente, 2 anos após a conclusão da RT, não foram significativamente maiores quando HYPORT foi usado em comparação com COPORT.
Não foi surpresa observar efeitos adversos GI agudos de baixo grau na conclusão de COPORT ou HYPORT. Mesmo HYPORT estar associado a maiores sintomas gastrointestinais relatados pelos pacientes em comparação com o COPORT na conclusão da RT, essa diferença foi resolvida em 6 meses.
Isso significa que HYPORT…