Lustre – ensaio clínico randomizado fase 3
O LUSTRE é um ensaio clínico randomizado, fase III, que comparou dois esquemas de radioterapia para pacientes com câncer de pulmão não pequenas células, estádio I, inoperáveis: SBRT e radioterapia convencional hipofracionada. O objetivo foi determinar se a SBRT melhoraria o controle local em 3 anos em comparação com o tratamento convencional hipofracionado. Os objetivos secundários eram sobrevida global, sobrevida livre de eventos e toxicidade.
233 pacientes com câncer de pulmão não pequenas células, inoperáveis (T1/T2a N0M0) foram incluídos e randomizados para SBRT (48 Gy em 4 frações em dias alternados nas lesões periféricas ou 60 Gy em 8 frações diárias nas lesões centrais) ou para o braço controle (50Gy em 15 frações).
A idade mediana dos pacientes foi de 75,4 anos e a mediana de seguimento foi de 36,1 meses. O controle local em 3 anos foi de 87,6% para o grupo SBRT e 81,2% para o grupo controle, mas essa diferença não foi estatisticamente significativa (HR 0,61; IC 0,31-1,20; p=0,15). A sobrevida global e a sobrevida livre de eventos também não apresentaram diferença significativa entre os dois grupos.
A toxicidade foi baixa em ambos os tratamentos, embora tenha havido um caso de toxicidade grave (hemoptise) relacionado à SBRT em tumores ultracentrais.
Os autores concluíram que a SBRT foi comparável à radioterapia convencional hipofracionada em termos de controle local e toxicidade, com ambos os tratamentos sendo bem tolerados, inclusive em pacientes com tumores centrais. No entanto, mais estudos são necessários para determinar se a SBRT é superior ao hipofracionamento em câncer de pulmão não pequenas células centrais e periféricas.
Dra. Letícia Hernandes de Brito
Radio-oncologista do Hospital de Base de São José do Rio Preto
Sócia Titular da SBRT
Sede SBRT
Pça. Oswaldo Cruz, 124
Cj. 52 | Paraíso | São Paulo
Tel: (11) 3262-3976
WhatsApp: (11)…