Radioterapia Estereotáxica Corporal (SBRT) para Oligometástases Pulmonares: Revisão Sistemática e Diretrizes Práticas da Sociedade Internacional de Radiocirurgia Estereotáxica


Introdução
Publicado o novo guideline da International Stereotactic Radiosurgery Society (ISRS) sobre o uso da da radioterapia estereotáxica corporal (SBRT) no tratamento das oligometástases pulmonares após uma revisão sistemática da literatura, considerando as características do tratamento, resultados e toxicidades relacionadas ao tratamento.

Resultados
Foram incluídos na análise 35 estudos (27 estudos retrospectivos, 5 prospectivos e 3 randomizados) relatando o tratamento de mais de 3.600 pacientes com aproximadamente 4.650 metástases.

● O controle local mediano foi de 90% em 1 ano e 79% em 5 anos.

● A toxicidade aguda ≥3 foi relatada em 0,5% e toxicidade tardia ≥3 em 1,8% dos pacientes.

● Foram feitas 21 recomendações práticas relacionadas ao estadiamento e seleção de pacientes, tratamento com SBRT e seguimento após o tratamento.

Conclusão
A radioterapia estereotáxica corporal (SBRT) é uma modalidade altamente efetiva no tratamento das oligometástases pulmonares, ao proporcionar altas taxas de controle local com um baixo risco de toxicidade.

O link para o artigo segue abaixo:
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S016950022300822X?dgcid=author

Andre Gouveia, MD
McMaster University, Juravinski Cancer Centre
Department of Oncology – Division of Radiation Oncology

 



Leia Mais >