Metanálise de Radioterapia Estereotáxica Ablativa (SABR) para câncer de pulmão não pequenas células localmente avançado (LA-NSCLC)


Essa revisão sistemática e metanálise foi realizada para avaliar a viabilidade, eficácia e segurança da radioterapia estereotáxica ablativa (SABR) no tratamento de pacientes com câncer de pulmão não pequenas células localmente avançado (LA-NSCLC) não elegíveis ou que recusaram a quimioterapia concomitante com radioterapia. Foram incluídos sete estudos (3 prospectivos e 4 retrospectivos) envolvendo 268 pacientes.

A taxa de controle local (CL) em 1 ano foi de 80%, e a utilização de quimioterapia neoadjuvante e o EDGy10 estiveram significativamente associados a um melhor CL (p = 0.005).

As taxas de sobrevida global (SG) em 1 ano e 2 anos foram de 74% e 55%, respectivamente. Também foi observada uma relação linear entre SG e CL, com um aumento de 0,7% em SG para cada 1% de melhoria em CL (p = 0.005).

A taxa combinada de toxicidade aguda grau 3 foi de 5%, e a taxa de toxicidade grau 5 foi de 1,7%.

Estes resultados promissores em CL e SG aliados a uma toxicidade limitada com SABR em LA-NSCLC justificam a realização de estudos maiores para validar esta opção de tratamento.


O link para artigo segue abaixo:
https://authors.elsevier.com/c/1johocA0-IWsu

Fabio Ynoe Moraes, PhD, MD.
Department of Oncology – Division of Radiation Oncology, Kingston General Hospital, Queen’s University, Kingston, ON, Canada.



Leia Mais >