Irradiação parcial acelerada da mama usando braquiterapia multicateter intersticial única em comparação com irradiação de toda a mama com reforço para câncer de mama inicial


Introdução

Durante os últimos 20 anos, diferentes técnicas de APBI foram introduzidas na prática clínica. Vários estudos retrospectivos, alguns ensaios de fase 2 e dois ensaios de fase 3 usando braquiterapia intersticial multicateter para a entrega de APBI, mostraram resultados excelentes que são semelhantes aos resultados obtidos com técnicas de APBI baseadas em feixe externo e aos resultados de toda a série de irradiação da mama.

O estudo randomizado GEC-ESTRO fase 3 comparando a eficácia da irradiação convencional de toda a mama mais o reforço do leito tumoral para APBI, usando exclusivamente braquiterapia intersticial multicateter, não mostrou diferença significativa entre APBI e irradiação de toda a mama em 5 anos em termos de tumor de mama ipsilateral taxas de recorrência e sobrevivência, com resultados significativamente melhorados em termos de efeitos colaterais tardios, resultados estéticos e parâmetros de qualidade de vida em favor do grupo APBI. Neste artigo, apresentamos os resultados a longo prazo em um acompanhamento médio de 10 anos.

Materiais e métodos

Trata-se de um estudo randomizado de fase 3 de não inferioridade em 16 hospitais e centros médicos na Áustria, República Tcheca, Alemanha, Hungria, Polônia, Espanha e Suíça. Pacientes elegíveis: ≥ 40 anos, câncer de mama invasivo inicial (≤ 3 cm de diâmetro, pN0–pNmi e câncer de mama M0 [estágio 0, I e IIA]), submetidas à excisão local do tumor de mama com margens de ressecção de pelo menos 2 mm em todas as direções (em casos de carcinoma lobular invasivo ou carcinoma ductal in situ [CDIS] pelo menos 5 mm) e sem invasão linfática ou de vasos sanguíneos (L0 e V0). Entre as lesões de CDIS, apenas aquelas classificadas como de risco baixo ou intermediário (índice prognóstico de Van Nuys <8) foram elegíveis para o estudo. O intervalo de tempo entre a cirurgia conservadora da mama e a radioterapia pós-operatória deveria ser…



Leia Mais >