Indicações do Tratamento Radioterápico – Sociedade Brasileira de Radioterapia


A radioterapia é uma das principais ferramentas no tratamento do câncer, e sua utilização pode variar de acordo com o objetivo do tratamento. Dependendo do caso, ela pode ser usada de maneira curativa, para ajudar a reduzir o risco de recorrência, ou para aliviar sintomas em pacientes com doença avançada. Abaixo, vamos explorar as principais indicações de radioterapia de forma clara e objetiva:

  1. Radioterapia Radical

A radioterapia radical é utilizada com o objetivo de curar o câncer. Neste contexto, a radioterapia é a principal ou uma das principais formas de tratamento, sendo administrada em doses suficientes para destruir as células tumorais completamente. Muitas vezes, a radioterapia radical é aplicada em cânceres localizados, onde ainda não houve disseminação da doença. O tratamento costuma ser fracionado ao longo de várias semanas, com doses calculadas para garantir a máxima eficácia no controle do tumor, preservando ao máximo os tecidos saudáveis.

Aplicação: Tumores como o câncer de próstata, cabeça e pescoço, pulmão, reto e mama podem ser tratados com radioterapia radical.

Exemplo: Paciente com câncer de cabeça e pescoço, mesmo localmente avançado, pode ser tratado com radioterapia radical, visando a eliminação completa do tumor e a cura da doença.

2. Radioterapia Adjuvante

A radioterapia adjuvante é administrada após cirurgia com o objetivo de eliminar qualquer célula cancerosa microscopicamente remanescente e reduzir o risco de recorrência do câncer. Em muitos casos, a cirurgia pode remover o tumor principal, mas há o risco de que algumas células cancerosas ainda permaneçam nas margens do tecido ou em áreas próximas. A radioterapia adjuvante visa assegurar que essas células sejam destruídas. Esse tipo de radioterapia é frequentemente combinado com outras terapias, como quimioterapia ou terapia hormonal, para maximizar a eficácia do tratamento.

Aplicação: É comum em…



Leia Mais >