Impacto do PET-CT 18F-FDG versus Estadiamento Convencional em Paciente com Câncer de Mama Localmente Avançado


Pacientes com câncer de mama localmente avançado (LABC) geralmente passam por exames de estadiamento na apresentação. Uma vez descartada a presença de metástases, o tratamento combinado com finalidade curativa consiste em quimioterapia neoadjuvante, cirurgia e radioterapia. Conforme estudos não controlados, o PET-CT com FDG pode detectar mais metástases à distância assintomáticas do que os métodos convencionais.

Este é o primeiro estudo randomizado, prospectivo e controlado que avalia essa questão. Conduzido em seis centros regionais de câncer em Ontário, onde pacientes com carcinoma ductal invasivo de mama e estágio TNM III ou IIb (T3N0, mas não T2N1) foram aleatoriamente randomizadas para estadiamento convencional (EC) com cintilografia óssea, tomografia computadorizada do tórax, abdômen e pelve ou estadiamento com PET-CT.

Entre dezembro/2016 e abril/2022, 185 pacientes foram submetidas ao EC e 184 para estadiamento com PET-CT. Entre as pacientes submetidas a PET-CT, 23% (n=43) migraram para o estádio IV, em comparação a 11% (n = 21) das pacientes submetidas ao EC (diferença absoluta, 12%; p=,002). A mudança no estadiamento resultou em alteração do tratamento em 81,3% das pacientes que migraram para o estádio IV do grupo PET-CT (35 de 43 pacientes) e em 95,2% do grupo EC (20 de 21). No grupo PET-CT, 149 pacientes (81%) foram submetidas ao tratamento combinado curativo versus de 165 (89,2%) no grupo EC.

O estudo conclui que em pacientes com LABC há benefício do estadiamento com PET-CT ao aprimorar a detecção de metástases à distância em relação ao EC, resultando em mudança no manejo clínico e em tratamentos menos agressivos que o tratamento combinado curativo para as pacientes que migram para o estádio clínico IV.

DOI: https://doi.org/10.1200/JCO.23.00249

Dra. Silmara Regina Segala Gouveia
Responsável Técnica, Medicina Nuclear, Laboratório Richet, RJ.

Dra. Julise Arpini Balvedi
Radio-oncologista,…



Leia Mais >