O delineamento do volume alvo clínico tumoral, também chamado de “CTV”, é um dos importantes pilares durante o planejamento do tratamento de radioterapia para o Câncer do Trato Gastrointestinal.
O uso de diferentes modalidades de imagem (TC, RNM, PET), a variação quanto a definição dos níveis linfonodais a serem incluídos no CTV para cada apresentação clínica dos diferentes tumores primários do trato gastrointestinal serviu de motivo para que a comissão da ESTRO ACROP (Sociedade Européia de Radioterapia – Comitê de Práticas em Radio-oncologia) se reunisse no ano de 2018 e 2019, para organizar um Guideline de delineamento linfonodal para pacientes clinicamente N0, que pudesse orientar os radio-oncologistas, melhorando assim, a homogeneidade no delineamento pré-operatório dos tumores gastrointestinais .
O conceito do projeto do Guideline surgiu a partir de uma discussão na Conferência da ESTRO, em Viena em 2017 e a partir de então, reuniram 19 participantes, sendo 10 radio-oncologistas, 2 radiologistas e 2 cirurgiões (abdominais e torácicos). O projeto reuniu artigos que possuíam identificação dos níveis linfonodais, ou delineamentos por limites anatômicos, com base em atlas radiológicos dos tumores gastrointestinais. A classificação adotada foi a Japanese Gastric Cancer Association (JGCA).
O resultado do Consenso apresentou:
- uma tabela de conteúdos relatando os limites anatômicos para cada nível linfonodal (LN);
- um atlas resumido com múltiplas imagens representativas extraídas de uma TC a partir de um caso clínico (junto ao manuscrito);
- um caso clínico on-line completo baseado em TC com delineamento de todos os LNs em cada slice;
- um caso interativo online gratuito, na plataforma FALCON EduCase, permitindo que os radio-oncologistas delineiem individualmente os linfonodos de interesse e verifiquem suas próprias diferenças de contorno com as estruturas validadas pelos autores da comissão de trabalho,…