Análise primária do (NCT03380806) um estudo fase II randomizado com dose de reforço (Boost) com radioterapia corporal estereotáxica (SBRT) versus radioterapia externa com convencional em câncer de próstata risco intermediário desfavorável e alto risco


O tratamento padrão no câncer de próstata de risco intermediário desfavorável e alto risco envolve bloqueio hormonal (ADT) em combinação com radioterapia pélvica com fracionamento convencional (CF), seguido de reforço com radioterapia externa (EBRT) ou braquiterapia de próstata. Este estudo comparou o reforço com CF-EBRT versus o reforço com radioterapia corporal estereotáxica (SBRT) após CF-EBRT pélvica.

Os pacientes foram randomizados para receber reforço usando CF-EBRT (32–34 Gy em 15–17 frações) ou SBRT (19,5–21 Gy em três frações semanais) após CF-EBRT pélvica (45–46 Gy em 23–25 frações). O objetivo primário foi a avaliação precoce (3 meses após a radioterapia) da qualidade de vida (QV) gastrointestinal (GI) e geniturinária (GU), usando o EPIC score. Objetivos secundários incluíram QV a longo prazo, IPSS, avaliações de toxicidade e controle de doença. Regressão linear e teste exato de Fisher foram utilizados para análise.

Dos 100 pacientes randomizados, 53 receberam CF-EBRT e 47 SBRT. Após 18,5 meses de seguimento médio, não houve diferença significativa entre os grupos na pontuação EPIC para sintomas urinários (11,5 vs. 8,6, p = 0,23), intestinais (5,2 vs. 6,4, p = 0,57) e QV geral (8,3 vs. 7,5, p = 0,61) em 3 meses. Foram semelhantes as pontuações IPSS (p = 0,11) e as taxas de toxicidade do CTCAE v.5.0. Falha bioquímica foi < 5% em ambos os grupos.

Este é o primeiro ensaio randomizado com resultados de QV após reforço com SBRT em pacientes com câncer de próstata de risco intermediário desfavorável e alto risco. O reforço com SBRT após CF-EBRT pélvica mostrou boa tolerância e resultados comparáveis ao reforço com CF-EBRT. Acompanhamento mais longo é necessário para avaliar impactos duradouros em QV, toxicidade e controle da doença.

Publicação: https://o nlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/pros.24905

Andre Gouveia, MD

Clinical Assistant Professor- The University of…



Leia Mais >