A Radioterapia Encefálica é necessária quando realizado Inibidor de Tirosina-Kinase em pacientes com tumor de pulmão com alteração EGFR/ALK e metástase em SNC?


A análise do perfil molecular para vários tipos de tumores apresenta-se como excelente ferramenta para a definição do melhor tratamento, tornando-o mais preciso e consequentemente mais efetivo. Para o tratamento do câncer de pulmão, o melhor conhecimento da biologia molecular e dos marcadores tumorais permitem o uso de drogas-alvos preditoras de reposta, como os inibidores de tirosina quinase (TK), tanto em tumores localmente avançado e metastáticos.
Estudos prévios demonstraram a penetrância dos inibidores de TK na barreira hematoencefálica e resposta intracerebral em metástases, principalmente com inibidores de TK de gerações mais modernas, quais apresentaram melhores desfechos em sobrevida quando comparado aos inibidores de TK de primeira geração. Tais estudos associavam a irradiação cerebral em conjunto com o tratamento sistêmico. Por isso, a efetividade da resposta intracraniana quando realizado inibidores de TK mais modernas sem associar a radioterapia encefálica é incerta.
Dessa forma, três instituições acadêmicas americanas (Universidade do Colorado, Universidade de Stanford e Universidade da Califórnia – São Francisco) realizaram um coorte retrospectiva com objetivo de comparar desfechos intracranianos e globais para paciente com tumor de Pulmão não-pequenas Células que apresentavam metástases encefálicas, tais paciente deveriam apresentar mutação do gene EGFR e/ou rearranjo do gene ALK e apresentarem proposta de iniciar inibidores de TK com penetração encefálica, de forma isolada ou em conjunto com Radioterapia encefálica seja radiocirurgia ou Radioterapia de todo o encéfalo.
Um total de 147 pacientes foram incluídos na análise. Desses, 84 pacientes realizaram inibidor de TK isoladamente, enquanto 63 realizaram Radioterapia encefálica em conjunto com o inibidor de TK. Em relação a Radioterapia, 80% realizaram radiocirurgia, 20% Crânio Total. Com intuito de análise, para paciente com mutação do…



Leia Mais >