Vantagens e desafios do laudo audiovisual foram tema de SIG CITe do CBR; assista


Laudo Audiovisual foi tema do Special Interest Group (SIG) da Comissão de Inovação e Telerradiologia (CITe) do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), em 11 de agosto, com transmissão ao vivo no canal oficial da instituição no YouTube. O palestrante, Luís Pecci Neto, fez uma apresentação sobre vantagens e desafios da nova modalidade. “Um dos principais pontos positivos [do laudo audiovisual] é a gente poder fazer a diferença, passar além do que o texto, o papel, é capaz de passar, principalmente nos casos mais complexos”, destacou.

Neto é médico radiologista, membro do Comitê de Laudo Radiológico do CBR, fundador e sócio de empresas que atuam com laudo audiovisual. Sobre recursos para torná-lo mais atrativo e compreensivo a médicos solicitantes e pacientes, ele citou hiperlinks, mapas anatômicos, linhas do tempo, tabelas, gráficos e diagramas. Afirmou ainda que a nova modalidade se assemelha a uma consulta interpessoal entre radiologista e solicitante e apontou benefícios e desafios. Como vantagens do laudo audiovisual, o especialista apontou:

– Aprimora o relacionamento com os médicos solicitantes e o cuidado aos pacientes
– Resolve a dificuldade de compreensão de laudos complexos em textos longos e confusos
– Entrega do resultado de maneira rápida e personalizada
– Facilita a compreensão por parte do paciente, o que incentiva o engajamento no tratamento

Luís Pecci Neto defendeu que o laudo audiovisual “é muito prático, conveniente, porque o colega já sai vendo as imagens com a narrativa do radiologista. É diferente de ele ter de ir buscar entender, ter de abrir o portal de imagem, para buscar alteração entre as imagens. Essa questão da praticidade, da conveniência, é algo muito positivo. Também no centro cirúrgico, ao invés de ficar buscando filmes, às vezes, ou ter de scrollar o monitor, buscando as alterações, pode simplesmente pedir para um assistente…



Leia Mais >