O gerenciamento de riscos em diagnóstico por imagem foi tema de webinar promovido pelo Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (Padi), dia 21 de junho. O encontro online apresentou recomendações sobre a Norma Padi e importância da implantação de um gerenciamento de riscos para evitar eventos adversos.
“É muito importante fazer um gerenciamento global de todas as áreas da empresa. Você reduzindo riscos, consequentemente, traz segurança nos seus processos, traz segurança estratégica, consegue obter mais lucratividade, mais estabilidade. O gerenciamento de riscos é a chave para que você tenha os seus processos funcionando da maneira correta”, destacou Eduardo Pulido, biomédico imagenologista, especialista em RMN, responsável técnico da clínica Unitom (PR), no webinar (que pode ser assistido na íntegra abaixo).
Aline Ducatti, auditora líder Padi e consultora em gestão executiva em saúde, projetos e qualidade, apresentou os padrões da Norma Padi – Versão 5, que estabelece a implantação do gerenciamento de riscos e diretrizes para a efetivação: definição de método, mapeamento, notificação, monitoramento, treinamento, divulgação e padronização. “É preciso envolver o máximo de pessoas, circulantes, colaboradores, médicos, todo mundo que circula dentro dessa instituição precisa entender e trabalhar neste grande processo que é o gerenciamento de riscos. E em cima desse monitoramento, desse levantamento, trabalhar a padronização destas oportunidades de melhoria que são levantadas em cima das investigações, das notificações do risco.”
A auditora destacou pontos relacionados ao gerenciamento de riscos em diagnóstico por imagem nos cinco princípios da Norma Padi: Governança e Gestão Administrativo-Financeira, Gestão da Qualidade, Realização do Serviço, Serviço de Apoio Diagnóstico e Gestão da Infraestrutura, Radiação e Segurança. “Todos precisam estar…
Leia Mais >